1x01: "DEEP THROAT" (A VERDADE ESTÁ LÁ FORA)


Mulder se vale de seus contatos para investigar o desaparecimento de um piloto de teste da Base Aérea de Ellens - o sexto pilotoque desaparece daquela base desde 1963. Ele diz a Scully que o caso tem "um certo aroma paranormal".

 

Antes que eles possam partir, um homem desconhecido - Garganta Profunda - aproxima-se de Mulder no banheiro, dizendo que tem "interesse no seu trabalho" e o adverte a "abandonar este caso".

 

Mulder e Scully reúnem-se com a mulher do piloto, que informa que o marido tinha agido de modo estranho: jogando flocos de ração para peixes no prato de comida em uma festa, gritando com as crianças sem motivo algum, e de repente começando a tremer como se fosse ter um ataque. Mais tarde eles vêem duas luzes que cruzam rapidamente pelo céu, no meio da noite, e vão ao Café Disco Voador, em busca de "malucos por OVNIs", onde Mulder vê a foto de um OVNI que se parece misteriosamente com a fotografia supostamente tirada em Roswell, Novo México, em 1947. "Isso vai realmente ficar muito bom no meu relatório de campo", diz Scully.

 

Mulder fala sobre os rumores de que Ellens seria um dos seis lugares para onde teriam sido levados os restos de OVNIs acidentados nos EUA. Ele acredita que o governo estaria fazendo testes de novos aviões construídos de acordo com a tecnologia dos OVNIs, cujas pressões aerodinâmicas causariam o estranho comportamento dos pilotos.

 

O piloto desaparecido reaparece misteriosamente, mas sua mulher insiste em dizer que ele está diferente. "Este não é meu marido", diz ela. "Fizeram alguma coisa com ele".

 

Mulder acha que o cérebro do piloto pode ter sido "alterado" para que ele esquecesse certas coisas e não representasse risco. Logo depois, um grupo de homens armados pára Mulder e Scully, ordenando que eles caiam fora imediatamente, ou sofrerão sérias conseqüências. Scully insiste com seu parceiro para irem embora "enquanto ainda têm um emprego", mas ele sai sozinho e acaba sendo surpreendido em uma área secreta, depois de ver um dos OVNIs.

 

Mulder é dominado e amarrado, e recebe injeções de drogas. Determinada a salvá-lo, Scully toma um dos guardas de segurança como refém e vai para a base, onde Mulder é trazido a ela, tonto e de olhar vidrado. "Como vim parar aqui?", pergunta ele.

 

Mulder encontra-se de novo com Garganta Profunda, quando está correndo. Garganta Profunda diz que pode ajudar Mulder, mas que suas vidas podem estar em perigo e que "o cuidado e a discrição são imperativos". Ele diz a Mulder que seu interesse é "a verdade", e quando o agente pergunta "Eles estão aqui, não estão?", Garganta Profunda responde diretamente: "Sr. Mulder, eles estão aqui há muito, muito tempo".

 

Bastidores

Carter acrescentou a narração de Scully sobre as imagens finais do episódio, depois de pronto, para atender a pedido da Fox Broadcasting, que desejava um encerramento mais definitivo para a história. Embora Carter tivesse continuado a lutar contra resoluções desse tipo, a narração passou a ser um recurso normal da série.

 

* Primeira aparição de Garganta Profunda.

* Esse episódio também é o primeiro em que trabalhou o diretor-assistente de arte Clyde Klotz. Klotz casou-se com Gillian Anderson, no dia 31 de dezembro de 1994.