1x03: "CONDUIT" (ELO DE LIGAÇÃO)


Uma garota adolescente, que dorme perto de seu irmão mais novo, desaparece num acampamento perto do lago Okobogee, que Mulder descreve como "um local quente de OVNI". Mulder investiga o caso e Scully é "oficialmente" informada sobre o seqüestro da irmã dele, 21 anos antes.

 

Ruby, a garota desaparecida, é filha de uma mulher que havia relatado ter visto um OVNI em 1967. Enquanto isso, o irmãozinho vem agindo de modo estranho, escrevendo uma seqüência de números binários que Mulder manda para Washington. Logo depois os agentes apreendem a mãe e o garoto, dizendo que o código era parte de uma transmissão por satélite altamente secreta.

 

Mulder e Scully examinam o acampamento e descobrem o cadáver do namorado de Ruby. Scully acredita que o homem e a garota desaparecida foram assassinados por um amigo, e diz a Mulder que "pare de correr atrás de sua irmã". De volta à casa, eles percebem que o garoto havia arrumado página após página de números no chão, que, de cima, assombrosamente formam a figura de Ruby em tamanho grande. Mulder fala sobre sua irmã, dizendo a Scully que "eu ainda entro naquele quarto todos os dias".

 

Voltando à floresta, os agentes vêem um clarão de luzes, que acabam sendo os faróis de várias motos. E encontram Ruby, inconsciente, porém viva. No hospital, ela mostra sintomas de ter ficado sujeita a um longo período fora da gravidade, mas sua mãe diz que não quer ver sua filha ridicularizada, falando sobre o que aconteceu.

 

Mulder vai sentar-se sozinho numa igreja, chorando pela irmã, enquanto Scully escuta as fitas magnéticas da terapia de regressão hipnótica de Mulder, onde ele se lembra de uma voz dizendo que sua irmã estaria bem. Perguntado se acredita na voz, Mulder só consegue dizer: "Eu quero acreditar".

 

Bastidores

O assistente de direção de arte Greg Loewen desenhou o enorme mural de Ruby, mas sua colega Vivien Nichi teve de dolorosamente escrever todos os números 1 e 0, para dar a aparência de que haviam sido desenhados pela mão de um garoto de oito anos de idade. O projeto demorou vários dias, para uma tomada que durou apenas alguns segundos.

 

O episódio também revela que a cidade natal de Mulder é Chilmarc, Massachusetts, embora o nome fosse soletrado "Chilmark", quando apareceu quase um ano depois, no episódio Os Homenzinhos Verdes, que abriu o segundo ano de produção.

 

* Fox Mulder abriu o Arquivo X "X-40253" sobre sua irmã quase seis meses antes de passar por regressão hipnótica para recuperar suas memórias.

* O endereço no arquivo de Samantha Mulder, Rua Vine 2790, é o endereço anterior do escritório de produção de Arquivo X em Vancouver.