1x09: "FALLEN ANGEL" (CAÇADA SANGRENTA)


Uma nave alienígena cai numa floresta, mas um comandante militar ordena ao operador do radar que relate o episódio como a queda de um meteorito. Logo depois as autoridades ordenam a evacuação da área, dizendo que houve derramamento de produtos químicos tóxicos.

 

Garganta Profunda diz a Mulder que uma equipe de recuperação rápida foi mandada para o local, o que significa que ele tem 24 horas para localizar provas, antes que a área seja "limpa". Mulder se infiltra na operação de campo, chamada de Operação Falcão, mas é surpreendido quando fotografa os destroços por soldados que procuram o piloto do OVNI, que conseguiu fugir. "Sugiro que se esqueça do que viu - ou do que pensa que viu", diz o comandante da operação. Feito prisioneiro, Mulder fica conhecendo Max Fenig, membro da NICAP (National Investigative Committee of Aerial Phenomena) - a Comissão Nacional de Investigação de Fenômenos Aéreos. Fenig diz a Mulder que conhece seu trabalho, e que o episódio é "como se o acobertamento de Roswell estivesse acontecendo de novo".

 

Scully vem em socorro de Mulder, dizendo que ele está metido em grandes problemas em Washington e que a seção dos Arquivos X pode vir a ser fechada. Nesse meio tempo, os militares conseguem localizar o piloto alienígena, mas os soldados que encontram a criatura transparente têm seus corpos horrivelmente queimados.

 

Mulder volta e encontra Fenig sofrendo um ataque, percebendo que ele tem uma estranha incisão atrás da orelha - uma cicatriz que Mulder já havia visto antes em pessoas supostamente abduzidas por alienígenas. Mulder agora acredita que sua presença ali não é acidental. Enquanto isso, os aparelhos de radar do exército acompanham o sinal de um novo "meteoro" - este muito maior do que o primeiro e que, conforme observa o operador do radar, "parece estar pairando sobre uma pequena cidade do leste de Wisconsin".

 

Seguindo Fenig, Mulder encontra mais corpos de soldados queimados e Fenig sangrando pelas orelhas. Perseguindo-o até um armazém, Mulder é atirado através da sala pela presença alienígena, e vê Fenig suspenso no ar antes de desaparecer - abduzido de novo - no meio de um forte clarão de luz.

 

De volta a Washington, uma comissão decide fritar Mulder. "Como posso contestar as mentiras que recebem selo oficial?", ele pergunta de modo desafiador, dizendo aos membros da comissão que "Ninguém, nenhuma agência do governo, tem jurisdição sobre a verdade". Garganta Profunda diz ao presidente da comissão que há mais risco em deixar Mulder sair - e contar ao mundo inteiro o que sabe, "ou o que pensa que sabe" - do que permitir que ele continue o seu trabalho.

 

Bastidores

Até certo ponto o personagem de Max Fenig e sua organização NICAP representam uma espécie de precursores dos Pistoleiros Solitários, e o episódio também procura antever o eventual fechamento dos Arquivos X no final do primeiro ano, embora os roteiristas "não tivessem qualquer pista" de que isso fosse eventualmente ocorrer, segundo o produtor Howard Gordon.

 

Gordon diz que a idéia era "lembrar os telespectadores da verdadeira função de Scully" - isto é, de agir como uma pessoa cética, contrabalançando a devotada crença de Mulder nos fenômenos paranormais e, segundo a perspectiva do Bureau, desacreditar o seu trabalho sempre que possível.

 

A diretora de elenco Lynne Carrow considera o ator canadense Scott Beliis, que desempenhou o papel de Fenig, como sendo possivelmente sua maior "descoberta" na formação do elenco da série. Howard Gordon diz que existe uma espécie de preconceito em favor de contratar atores de Los Angeles para os papéis principais, de maneira que, quando um ator de Vancouver é contratado para um papel como esse, "todo o mundo pode ter certeza de que ele veio ao teste e impressionou profundamente os produtores", como Bellis de fato fez. E ele não foi esquecido, já que voltou à série nos episódios "Tempus Fugit" e "Max" (Lapso de Tempo 1 e 2, respectivamente), na quarta temporada da série.

 

Informação técnica: fios de aço usados como cordas de piano foram empregados para suspender Bellis no ar durante a seqüência de seu seqüestro, sem a necessidade de uso de efeitos de pós-produção.

 

* A advertência de Garganta Profunda para Mulder é uma citação de Don Corleone, em O Poderoso Chefão (The Godfather): "Sempre mantenha seus amigos por perto, mas seus inimigos mais perto ainda".