1x19: "DARKNESS FALLS" (QUANDO A NOITE CAI)


Lenhadores assustados tratam de escapar da floresta, com a câmera mostrando dois deles gritando ao serem atacados por pequenos objetos de uma cor verde brilhante.

 

Todos os 30 lenhadores desaparecem, e Mulder diz que um incidente semelhante havia ocorrido nessa mesma área 60 anos antes. O guarda florestal e o chefe de segurança de uma companhia de extração de madeira, Steve Humphreys, acreditam que os ecoterroristas estão por trás dos desaparecimentos. Quando a caminhonete deles tem os pneus rasgados por afiados pinos de metal, o quarteto tem de ir a pé até o acampamento, onde é encontrado o corpo de um homem, que havia sido sugado de todos os seus líquidos, enrolado em um grande casulo branco.

 

Um dos ecoterroristas, Doug Spinney, aparece no acampamento, dizendo haver uma força que surge durante a noite e devora as pessoas vivas. "A escuridão é nossa inimiga", ele avisa. Os lenhadores vinham cortando árvores muito antigas, libertando assim pequenos cupins verdes que estavam adormecidos no tempo. Mulder conclui que são ovos de antigos insetos, afetados pela radiação da atividade vulcânica da região. "Talvez eles tenham acordado com fome", diz Spinney.

 

Humphreys volta para sua caminhonete, onde é surpreendido pelos insetos e aprisionado em um casulo. Enquanto isso, Mulder relutantemente permite que Spinney saia para procurar ajuda, com a promessa de que vai voltar pela manhã. Sem saber se vão ter energia elétrica suficiente para manter os cupins à distância, o guarda florestal, Mulder e Scully passam por uma noite assustadora, com o gerador deixando de funcionar no momento em que o sol nasce no horizonte.

 

Spinney finalmente volta para socorrê-los, mas o carro também é obrigado a parar por causa dos pinos de metal dos terroristas. Spinney foge para dentro da noite, enquanto os insetos ganham acesso ao interior do carro pelas entradas de ar. Horas mais tarde, Mulder, Scully e o guarda são encontrados em casulos. Uma unidade de quarentena trata deles, com os técnicos informando que serão usados pesticidas e incêndios controlados como "procedimentos de erradicação". Quando Mulder pergunta o que acontecerá se isso não der certo, o técnico responde: "Esta não é uma opção, sr. Mulder".

 

Bastidores

Mulder e Scully descobrem que Billy, o filho do xerife, na verdade é a força que age por trás dos A filmagem foi realizada nas florestas próximas a Vancouver, e a produção foi atrasada e tornada muito mais difícil por causa das pesadas chuvas. "Foi horrível", lembra Carter, observando que os atores viviam ensopados a maior parte do tempo, e que várias inserções e tomadas tiveram de ser acrescentadas mais tarde, para compensar pelas inclementes condições do tempo.

 

Uma graça salvadora foi a contratação de Jason Beghe, que faz o papel do guarda florestal Larry Moore. Amigo de infância de David Duchovny, Beghe havia insistido com ele para seguir a carreira artística, e inclusive trabalhado ao seu lado durante algum tempo como barman. O fato de ele fazer parte do elenco (por sugestão de Duchovny) ajudou a aliviar a atmosfera de tensão na locação, transformando a filmagem em uma espécie de reunião, portanto mais suportável por todos.

 

Carter baseou o episódio no seu interesse pela dendrocronologia - a leitura dos anéis dos troncos das árvores - interesse este que vinha de um curso feito nos seus tempos de faculdade. Os cupins verdes foram produzidos por computação gráfica e colocados sobre o filme durante a pós-produção, sendo sincronizados com os movimentos dos atores.

 

* Embora Carter diga que Quando a Noite Cai não foi projetado especificamente para passar uma mensagem ecológica, o episódio mesmo assim foi premiado com o Environmental Media Awards.