1x23: "THE ERLENMEYER FLASK" (JOGO DE GATO E RATO)


Um homem foge da polícia, atirando os policiais para os lados como se fossem bonecas de trapo, antes de saltar para dentro da água, deixando atrás de si uma trilha de sangue verde.

 

Mulder é informado sobre o caso por Garganta Profunda e descobre que o carro usado pelo suspeito pertence a um tal de dr. Berube, que de repente se recusa a conversar com ele. Scully diz que Garganta Profunda está brincando com eles, e Mulder então diz a ele que "pare com essa besteira de Obi-Wan Kenobi" e diga logo o que está de fato acontecendo. "Vá em frente", diz Garganta Profunda, "você nunca esteve tão perto".

 

Logo depois, um homem com cabelo cortado à escovinha, e que procura pelo fugitivo, mata o dr. Berube. Scully leva algumas amostras do trabalho do pesquisador à dra. Carpenter, cientista de Georgetown, que informa que Berube vinha fazendo clones de bactérias que parecem células de plantas - cada uma com um vírus. Mais tarde, ela diz a Scully que o DNA possui um quinto e um sexto subnúcleos, que "não existem na natureza" e que, por definição, podem então ser chamados de extraterrestres.

 

Nesse meio tempo Mulder é inesperadamente procurado pelo fugitivo e localiza um armazém onde existem cinco homens flutuando em tanques cheios de líquido. Mulder é perseguido por homens armados quando sai correndo do lugar.

 

Scully pede desculpas a Mulder, dizendo que, pela primeira vez, ela não sabe em que acreditar. Eles voltam e encontram o armazém vazio, com Garganta Profunda explicando que os homens que flutuavam nos tanques eram parte de uma experiência que Berube havia realizado com pacientes terminais, usando vírus alienígenas. Eles foram provavelmente destruídos, diz ele, "por operações de expurgo" dentro da comunidade de espionagem - "grupos formados dentro de grupos, que realizam atividades secretas desconhecidas até dos comandantes dos mais elevados escalões". Garganta Profunda diz que o fugitivo, o dr. Secare, foi vítima de uma dessas experiências, e que os agentes devem encontrá-lo, "antes que eles o encontrem".

 

Voltando para Georgetown, Scully fica sabendo que a dra. Carpenter morrera em um acidente de automóvel, com sua família. Trabalhando separadamente Mulder localiza Secare, apenas para permitir que o homem seja morto - e ser o próprio Mulder feito prisioneiro - pelo Homem do Cabelo à Escovinha.

 

Com Mulder desaparecido, Garganta Profunda diz que pode fazer com que Scully tenha acesso ao tecido alienígena original, que poderá então ser trocado pela vida de Mulder. Scully obtém um feto alienígena, e Garganta Profunda insiste em fazer a troca, acabando por ser baleado pelo Homem do Cabelo à Escovinha, enquanto o corpo flácido de Mulder é atirado de dentro de um furgão. "Não confie em ninguém", diz Garganta Profunda a Scully, antes de seu último suspiro.

 

Duas semanas mais tarde Mulder telefona para dizer a Scully que a seção dos Arquivos X vai ser fechada, e que ambos vão ser transferidos de função, depois de "uma decisão de cima da divisão executiva". Mulder acrescenta que não vai parar - enquanto "a verdade estiver lá fora". Do mesmo modo que acontece no primeiro episódio, o Canceroso aparece entrando num armazém do Pentágono, onde coloca o feto alienígena ao lado de outros objetos misteriosos.

 

Bastidores

Tomando a chocante decisão de matar Garganta Profunda, Carter desejava deixar claro que, à exceção talvez dos dois personagens principais, "todo mundo é dispensável" na série - um modo de fazer os telespectadores tentarem imaginar as surpresas que ainda podem acontecer. O desmantelamento da seção dos Arquivos X também separou Mulder de Scully, proporcionando os meios que permitiram trabalhar ao redor da gravidez de Gillian Anderson até o início do segundo ano.

 

Jerry Hardin, que fez o papel de Garganta Profunda, recorda-se de sua última cena dizendo que foi uma espécie de grande momento dramático. "A gente quer tomar todo o tempo possível para fazer a cena ficar perfeita. Mas a verdade é que estávamos lutando contra o tempo", para terminar logo a filmagem da cena antes que o sol nascesse. "Já estava quase amanhecendo", lembra ele.

 

Este episódio foi indicado para o prêmio Edgar, um galardão oferecido pela Associação dos Escritores de Mistério da América (Mistery Writers of America).

 

* Na versão brasileira, Mulder não cita o personagem Obi-Wan Kenobi, o tutor de Luke Skywalker, e interpretado por Alec Guiness, no filme Guerra nas Estrelas (Star Wars).

* A seqüência de encerramento deste episódio segue exatamente os minutos finais do piloto da série, até mesmo no tempo: 11:21.