2x01: "LITTLE GREEN MEN" (OS HOMENZINHOS VERDES)


Este episódio abre com uma narração sobre a viagem da nave Voyager, que foi mandada ao espaço para entrar em contato com outros seres de vida inteligente no universo. Enquanto isso, a seção dos Arquivos X é oficialmente fechada e os agentes Mulder e Scully transferidos para outras áreas. Eles se encontram, apropriadamente, na garagem do hotel Watergate. "Devemos supor que estamos sendo observados", ele diz, lamentando que, depois de tantos anos de trabalho, ainda não tenha conseguido obter provas físicas da existência de OVNIs, enquanto volta a se recordar do seqüestro da irmã.

 

Chamado para um encontro com o senador Matheson, que tem dado apoio ao seu trabalho, Mulder é informado de que deve ir a um lugar em Porto Rico, e de que tem 24 horas para entrar em contato com visitantes alienígenas antes que uma Equipe de Recuperação de OVNIs dos Boinas Azuis seja mandada para o local. "O que é que eu vou procurar?", pergunta Mulder. "Fazer contato", responde o senador.

 

Informado de que Mulder desaparecera, o Canceroso garante a Skinner: "Vamos encontrá-lo". Tentando ajudar Mulder, Scully ganha acesso ao computador dele adivinhando sua senha (TRUSTNO1), e parte para San Juan, inteligentemente enganando os agentes que a estão seguindo.

 

Mulder chega ao lugar, onde encontra um homem aterrorizado que só fala espanhol, mas que desenha na parede o rosto de um alienígena. Começa um zumbido penetrante, e o homem corre para a floresta, onde Mulder o encontra morto, congelado pelo pavor. Falando no microfone de um gravador, Mulder diz a Scully que "confio apenas em você... e a tiraram de mim".

 

Uma luz muito brilhante inunda o ambiente, a porta trancada abre de um só golpe e Mulder se vê diante de uma figura alienígena emoldurada pela luz que o cega. Scully chega e o encontra inconsciente, mas Mulder diz que as fitas de video e os impressos do computador servirão de prova do seu contato imediato. No mesmo instante chega a equipe de recuperação, obrigando Mulder e Scully a fugirem rapidamente.

 

De volta a Washington, o diretor assistente Skinner repreende Mulder por ter abandonado seu novo cargo. O Canceroso diz a Mulder que "sua moleza acabou", mas Skinner intervém e grita com ele para que caia fora. Mulder descobre que a fita de video com que ele havia fugido está apagada, significando que ele continua sem prova alguma. "Não tenho o Arquivo X, Scully, mas ainda tenho o meu trabalho", diz ele, com determinação. "E tenho você. E tenho a mim mesmo".



Bastidores


No primeiro de todos os episódios Mulder disse que tinha "contatos no Congresso", e o público tem no senador Matheson a sua primeira chance de ver um representante desses contatos. Quanto ao elenco, "nós realmente queríamos que Darren McGavin fizesse aquele papel", admite Glen Morgan. Os produtores também tentaram, sem sucesso, fazer com que o astro de Kolchak e Os Demônios da Noite aparecesse na série interpretando o papel de pai de Mulder, o que Chris Carter acha que ele de fato simboliza, com base na inspiração que aquela série anterior exerceu sobre a criação de Arquivo X. Mas Darren acabou participando da série apenas na 5a. temporada, no episódio "Simpatizantes" (Travelers), como um velho colega de trabalho do pai de Mulder.


Como a seção dos Arquivos X teve de ser fechada, o episódio "precisava ser uma espécie de novo piloto", explica Morgan, no sentido de que foi necessário alterar as regras básicas do programa. Além disso, a cena de flashback em que Samantha Mulder é abduzida pelos alienígenas é diferente da lembrança inicial de Mulder, mostrada no terceiro episódio da série, "Elo de Ligação". Na primeira versão, Mulder e Samantha estão dormindo em suas respectivas camas, e não acordados, brincando com um joguinho, no momento em que ela é levada. Segundo Chris Carter, como as lembranças de Mulder são resultado de terapia de regressão hipnótica, essas imagens são compreensivelmente vagas, o que explica por que ele se lembra do incidente de um modo diferente a cada vez.



* A lista de passageiros que Scully examina enquanto tenta traçar os movimentos de Mulder contém os nomes de vários eXcers online da série, bem como o de Charles Grant, autor dos livros de histórias inéditas de Arquivo X: Duendes e Redemoinho.


* O senador "Richard Matheson" recebeu seu nome em homenagem ao escritor de ficção científica e horror Richard "Em Algum Lugar do Passado" Matheson. Originalmente o senador deveria ter feito o monólogo de abertura.