2x02: "THE HOST" (O HOSPEDEIRO)


Um marinheiro soviético é de repente jogado no sistema de esgotos do navio, e o cadáver aparece mais tarde como o de um indigente, nos esgotos de Nova Jersey.

 

Mulder procura Skinner, e se queixa, dizendo estar sendo punido com casos de pouca importância. Frustrado, ele diz a Scully que pensa em deixar o FBI. No entanto, Mulder recebe um telefonema anônimo, onde a voz diz: "Você tem um amigo no FBI" e, mais tarde, que o sucesso dele neste caso é "imperativo" para que os Arquivos X possam ser reabertos.

 

Scully realiza a autópsia no cadáver encontrado nos esgotos, e descobre uma enorme lombriga viva dentro do cadáver. Mais tarde, um coletor de lixo é puxado para dentro da água, e quando o retiram de lá está com um estranho ferimento nas costas e queixando-se de um gosto ruim na boca. Ao tomar banho, o homem começa a ter convulsões e vomita uma lombriga que foge, escorregando ralo abaixo.

 

Enquanto Mulder investiga uma usina de processamento de esgoto, um dos operários vê alguma coisa na água, e eles escoam o líquido do sistema, apanhando o Flukeman. A criatura não tem órgãos sexuais, e é semelhante aos primatas. Mulder diz, em tom irônico: "Parece que, afinal de contas, vou ter de dizer a Skinner que o suspeito é um verme gigante, que suga sangue". Para sua surpresa, Skinner afirma que o caso deveria ser um Arquivo X, dizendo a Mulder: "Todos nós recebemos ordens de alguém".

 

Com a ajuda de outra dica anônima, Scully consegue descobrir a identidade russa da primeira vítima. O Flukeman deve ser transferido para uma instituição mental, mas consegue matar o motorista da ambulância e foge para um sanitário e dali para um caminhão-tanque de esgoto. Mulder segue o caminhão até uma usina de tratamento de esgoto, determinado a deter a criatura antes que ela possa voltar para o mar. Quando o capataz da usina cai na água e é puxado para baixo, Mulder mergulha atrás dele. Ao ver Flukeman entrar num ralo, ele derruba a comporta - cortando a criatura em duas metades.

 

Scully conclui que o Flukeman era um humano quase-vertebrado que teria surgido como resultado da radiação, pois o cargueiro russo poderia ter sido exposto ao lixo atômico de Chernobyl. Ela observa que a criatura teria nascido "em uma sopa primordial de esgoto radiativo".

 

Por sua vez, Mulder ecoa as palavras do homem que lhe deu o misterioso telefonema, dizendo: "O sucesso é imperativo agora, Scully. A reabertura do Arquivo X tem de ser incontestável". Quando Scully pergunta se foi Skinner que disse isso, ele responde: "Não. Mas temos um amigo no FBI". Longe dali, o Flukeman, ou o que restou dele, flutua para a superfície, com os olhos abertos. Ele continua vivo.


Bastidores


Darin Morgan, que desempenhou o papel do Flukeman, é irmão do co-produtor executivo Glen Morgan, e depois deste episódio tornou-se roteirista da série (entre outras coisas, escreveu o memorável episódio A Fraude, assim como o episódio do início da terceira temporada, chamado O Repouso Final de Clyde Bruckman). A fantasia de Flukeman foi um verdadeiro castigo, que a princípio levava seis horas para ser colocada, antes que os técnicos aprendessem a fazer o trabalho mais depressa. Em determinado momento, Morgan teve de usar a fantasia durante mais de 20 horas seguidas. Como era tão difícil de tirar e pôr, Morgan simplesmente tinha de fazer suas necessidades em pé, quase como em uma cena do filme Os Eleitos (The Right Stuff), onde os astronautas fizeram o mesmo. Carter agora brinca, dizendo que aquele tipo de papel é uma espécie de ritual de iniciação para qualquer aspirante a roteirista de Arquivo X.


Carter também teve uma discussão bastante séria com o Departamento de Padrões da Fox a respeito da cena em que o operário vomita a lombriga - uma das cenas mais notáveis de todo o episódio -, insistindo que a perda dessa tomada simplesmente arruinaria o episódio.



* "Você tem um amigo no FBI". O misterioso X faz sua primeira aparição aqui, embora só o vejamos de costas enquanto fala ao telefone.


* Gabrielle Rose volta como dra. Zenzola; ela havia aparecido antes no episódio A Verdade Está Lá Fora (Deep Throat).