2x08: "ONE BREATH" (POR UM FIO)


Considerado um dos episódios mais bem fundamentados de toda a série, esta hora começa com Scully ainda desaparecida, e sua mãe lembrando a infância de Dana. Mulder afirma que eles não devem se entregar, e Scully acaba aparecendo misteriosamente, viva porém em coma, em um hospital da capital norte-americana. "Quem a trouxe aqui?", pergunta Mulder. Mas não obtém uma resposta.

 

Em imagens pouco claras, a alma de Scully flutua em um barco amarrado perto da margem, enquanto uma estranha mulher e seu falecido pai tentam puxá-la para perto. Nesse ínterim, Mulder sai, levando escondida a ficha de Scully, que vai mostrar aos Pistoleiros Solitários, os quais informam que alguém fez experiências com o DNA de Scully. De volta ao hospital, um homem rouba uma amostra do sangue de Scully, e Mulder o persegue, acabando por encontrar X. "Você quer ver o que é preciso para encontrar a verdade?", pergunta X, matando impiedosamente o ladrão, no estilo de queima de arquivo.

 

Em outro lugar o Canceroso avisa Skinner de que deve "sentar-se" em Mulder, ou "eles" se sentarão. Um estranho proporciona a Mulder os meios de encontrar o Canceroso, que Mulder enfrenta de arma em punho. "Já vi presidentes morrerem", diz ele, acrescentando, quando Mulder ameaça matá-lo: "Tenho mais respeito por você, Mulder. Está aprendendo a participar do jogo".

 

Ainda dominado pelo complexo de culpa por sua responsabilidade nos problemas de Scully, Mulder entrega seu pedido de demissão, mas, depois de lhe contar uma triste história a respeito do tempo em que serviu no Vietnã, Skinner lhe diz que "sua renúncia é inaceitável".

 

X aparece de novo, arranjando uma emboscada para que Mulder possa obter vingança contra os seqüestradores de Scully. Ao invés disso, e a pedido de Melissa, irmã de Scully, Mulder vai sentar-se ao lado de Scully no hospital, encontrando seu apartamento todo revirado quando volta para casa.

 

Scully desperta e encontra Mulder ao seu lado. "Eu senti a força de suas crenças", diz ela. Mulder lhe devolve o crucifixo, enquanto Scully fica sabendo que a enfermeira que falara tão delicadamente com ela durante seu coma - ajudando a trazê-la de volta dos braços da morte - jamais trabalhara naquele hospital.

 

Bastidores


Ainda sentindo tonturas e exausta, apenas alguns dias depois de dar à luz por meio de uma operação cesariana, Gillian Anderson passou a maior parte deste episódio em um camisolão de hospital, com tubos pendurados na boca durante horas a fio, chegando a dormir de vez em quando, ao filmar algumas das cenas. Os produtores consideraram a possibilidade de fazer com que Melissa, irmã de Scully, desenvolvesse interesse romântico por Mulder, mas abandonaram a idéia mais tarde.

 

O episódio também faz uma brincadeira com os fãs que se comunicam pela Internet, quando um dos Pistoleiros Solitários diz a Mulder que ele deveria juntar-se a eles na sexta-feira à noite para "dar um salto na Internet e investigar as imprecisões científicas de Earth 2". "Estarei lavando minha roupa suja", responde Mulder.

 

* Glen Morgan diz que deu à enfermeira Owens o nome de sua avó.