2x18: "FEARFUL SYMMETRY" (TERRÍVEL SIMETRIA)


Uma força invisível consegue arrebentar vidraças, amarrotar veículos e lançar um operário ao ar para a morte. Mais tarde, uma elefanta aparece de repente na estrada - a 60 km de distância do zoológico onde estava presa - e é encontrada à beira da morte.


Mulder acredita que, de algum modo, um elefante invisível é responsável pelos estragos. No zoológico, ele e Scully ficam conhecendo Ed Meecham, chefe de operações; Willa Ambrose, que foi contratada para um cargo acima de Meecham. E ficam conhecendo Kyle Lang, da Organização Selvagens de Novo, um grupo que se dedica a libertar animais presos em circos e zoológicos.

 

Mulder conversa por telefone com os Pistoleiros Solitários, que lhe informam que o zoológico está perto de um lugar de grande atividade ufológica e que nenhum animal dali jamais conseguiu ter um filhote.

 

Enquanto isso, Scully acredita que a OSN está envolvida e persegue um dos seus membros até o zoológico, onde, num clarão de luz, o tigre sai repentinamente da jaula e o homem é violentamente morto por um atacante fantasma.

 

Mulder sugere que eles interroguem Sophie, a gorila de Ambrose, que consegue comunicar-se pela linguagem de sinais. O animal repete "Luz, medo". Por insistência de Mulder eles realizam uma autópsia na elefanta morta, que - embora nunca tivesse tido um parceiro - havia ficado prenhe. "Isso é impossível", declara Willa Ambrose. Mas o mesmo acontece com a fêmea do tigre, que aparece do outro lado da cidade e acaba sendo morta por Meecham. Por causa dos incidentes, o zoológico é fechado pelas autoridades municipais.

 

Mulder acha que os animais estão sendo seqüestrados por alienígenas e inseminados artificialmente, e que os embriões são colhidos antes que os animais sejam devolvidos. Embora Sophie nunca tenha cruzado com um macho, quando perguntada ela manifesta o medo de que "Bebê vai luz voadora".

 

Quando Sophie é levada para ser devolvida a seu habitat natural, Willa Ambrose vai pedir ajuda a Kyle, que a princípio nega, mas depois aparece na jaula de Sophie e acaba sendo morto. Mulder segue Meecham, que recebeu dinheiro de Willa Ambrose para raptar Sophie. Quando Mulder é trancado numa sala com a gorila assustada, ela o ataca. Confuso, ele vê Sophie desaparecer num forte clarão de luz. Willa Ambrose traduz os seus gestos finais como "Homem salva homem".

 

Sophie aparece a vários quilômetros de distância, sendo atropelada e morta por um carro. Meecham e Willa Ambrose são acusados da morte de Kyle, e Mulder fica pensando nos seqüestros de animais e na mensagem final de Sophie. Considerando a acelerada extinção das espécies, poderia aquele ser um ato conservacionista dos alienígenas? "Ou", resmunga ele, "nas simples palavras de uma criatura cujo próprio futuro é incerto, o homem conseguirá salvar o próprio homem?" (na versão brasileira, a fala de Mulder é: "nas simples palavras de uma criatura cujo próprio futuro é incerto", seguida da leitura da placa diante da igreja: "O Homem não tem preeminência sobre a Besta porque tudo é vaidade")

 

Bastidores


Havia uma certa preocupação de que o elefante se negasse a correr atrás do caminhão para a seqüência inicial, mas o animal na verdade adorava o veículo, e o problema foi manter o paquiderme afastado do caminhão.

 

Os títulos de episódios da série nem sempre são claros e diretos e, neste caso, vem de um poema de William Blake chamado "The Tiger", desses versos: "Tigre, tigre, fulgor flamejante/ Nas selvas pujantes:/ Que mão ou olho imortal/ Concebeu tão terrível simetria?". O terreno de obras onde o tigre é baleado e morre também é chamado de Blake Towers em homenagem ao mesmo poeta.

 

* Esta foi a única vez em que os Pistoleiros Solitários apareceram sem o personagem Langly, desempenhado por Dean Haglund.