2x20: "HUMBUG" (A FRAUDE)


Jerald Glazebrook, ex-artista de circo que tem a pele parecida à de um réptil e sofre de uma enfermidade conhecida como ictiose, descansa ao lado de sua piscina depois de brincar com seus dois filhos decididamente normais. Mas é atacado por uma criatura invisível, enchendo de sangue a água da piscina.


Mulder diz a Scully que o ataque é semelhante a 48 outros casos ocorridos nos últimos 28 anos, e os dois vão ao enterro de Glazebrook - um acontecimento barulhento, interrompido pelo dr. Blockhead, um sujeito que gosta de emoções fortes e que aparece debaixo do caixão do defunto, enterrando um prego em seu peito. "Não vejo a hora em que ele ressuscite", diz Mulder.

 

A cidade está cheia de figuras curiosas, antigos artistas de circo e de parques de diversão. Uma dessas pessoas, chamada Hepcat Helm, conta aos agentes a história da Sereia de Fiji, uma lendária atração de P.T. Barnum (mostrada em meados do século XIX) que se supunha ser apenas um macaco morto, com um rabo de peixe costurado ao seu pêlo. Mas Mulder está intrigado com o caso, porque o assassino deixou rastros que parecem ser de macaco.

 

Mulder e Scully vão investigar um estacionamento para trailers, onde ficam conhecendo o sr. Nutt, um anão que é dono do lugar, e Lanny, que têm um gêmeo congênito que nasceu grudado a ele, e que agora passa o tempo bebendo e carregando sua bagagem. Naquela noite, Hepcat é atacado pela mesma criatura.

 

Ao fazer sua corrida matinal, no dia seguinte, Mulder vê um homem cheio de tatuagens saindo de um riacho e engolindo um peixe vivo. É Conundrum, uma aberração genética do circo, que come qualquer coisa.

 

Hepcat é encontrado morto, e o assassino parece ter entrado por uma janela que só um contorcionista conseguiria atravessar. Eles interrogam Blockhead, e Scully vai visitar o museu local. Ela descobre então que o xerife da cidade tinha sido Jim Jim, o Menino com Cara de Cachorro. Mas, quando o encontram cavocando o quintal, não há nada de sinistro no seu trabalho. Enquanto isso, o sr. Nutt é agarrado pela passagem de cachorro na porta de sua casa, e assassinado, sendo um dos pregos de Blockhead encontrado na palma de sua mão.

 

O suspeito consegue surpreender até Scully, que esperava encontrar alguma coisa mais "exótica". Mas, quando levam Blockhead à cadeia, descobrem que Lanny - adormecido depois de mais uma de suas farras - tinha sido atacado. Descobrem também que é seu gêmeo, Leonard, que vem cometendo os assassinatos, depois de separar-se de algum modo do corpo de Lanny. "Acho que ele não sabe que está ferindo as pessoas", diz Lanny, cheio de tristeza. "Está só procurando... outro irmão".

 

Mulder e Scully perseguem o apressado Leonard até uma Casa Maluca, mas ele consegue fugir para o estacionamento de trailers, atacando Conundrum. Quando os agentes chegam, Conundrum está deitado ali, ileso, esfregando a barriga com ar de felicidade.

 

Lanny morre e Leonard não pode ser encontrado. Fazendo piada com a crescente imagem de símbolo sexual de David Duchovny, Blockhead lamenta o dia em que todo o mundo ficará "igualzinho a ele", enquanto Mulder inconscientemente faz uma pose de herói. "Imagine passar a vida inteira daquele jeito", ele diz, com ar de desgosto.

 

Enquanto isso, Blockhead e Conundrum partem na direção do poente, este último com cara de quem está com indigestão. Falando pela primeira vez neste episódio, ele diz a Mulder: "Provavelmente foi alguma coisa que eu comi".

 

Bastidores


Com uma tonalidade indubitavelmente bizarra, esta aventura do domínio do humor negro nasceu de uma sugestão de Glen Morgan a seu irmão Darin para que escrevesse um roteiro sobre aberrações circenses. Darin assistiu a um vídeo do Circo Jim Rose, dando ao próprio Rose e ao Enigma papéis importantes no episódio (nenhum dos dois jamais atuara antes como ator). Depois disso, o pessoal encarregado de formar o elenco de extras teve de pesquisar muito para encontrar o restante dos personagens necessários.

 

Embora os roteiristas geralmente trabalhem apenas até a fase de preparação do episódio, Darin Morgan ficou até o final das filmagens, para garantir que o episódio captasse sua visão. Kim Manners, que antes havia dirigido apenas um dos episódios de Arquivo X, admite que, a princípio, não gostou muito da idéia de dirigir uma versão cômica da série, que Chris Carter considera uma necessidade de vez em quando para surpreender os telespectadores. E A Fraude acabou transformando-se em um grande sucesso entre os fãs.


* Mais associações com a série Twin Peaks: Michael Anderson, que fez o papel do sr. Nutt em A Fraude, apareceu em Twin Peaks, bem como David Duchovny.


* Corre um boato de que Gillian Anderson na verdade comeu pelo menos um grilo vivo durante as filmagens deste episódio, para assombro da equipe e do elenco.