2x21: "THE CALUSARI" (OS CALUSARI)


Uma presença invisível liberta uma criança de 2 anos de idade de um carrinho, em um parque infantil e, usando um balão de gás como isca, a atrai para cima dos trilhos de um trem em miniatura, onde a criança é morta. Enquanto os pais reagem com choque e descrença, seu irmão Charlie, de 8 anos de idade, observa a cena com total frieza.

 

Três meses depois, Mulder analisa uma foto do episódio, a qual, por meio de aprimoramento digital, mostra o que parece ser uma figura puxando o balão de gás - "uma espécie de atividade poltergeist", conclui ele.

 

Mulder vai visitar o casal que está de luto. O pai, Steve, é funcionário do Departamento de Estado americano e conheceu sua mulher, Maggie, na Romênia. Eles insistem em afirmar que a morte da criança foi acidental, mas Scully vê a avó de Charlie desenhando uma suástica na mão, que grita com a filha: "Você se casou com o diabo. Seu filho é um endemoniado!".

 

Scully encontra documentos relativos à doença constante da criança, e sugere que pode ser um caso de Munchausen por indução, em que um dos pais ou alguém que cuida da criança a leva a ter os sintomas. Interrogado, Steve admite que as coisas têm estado estranhas desde que sua sogra veio morar com eles, e que a mulher, ao mesmo tempo em que diz muitos disparates a Charlie, também parece ter medo dele.

 

Steve concorda em levar Charlie a uma assistente social, irritando Maggie e sua mãe. Mas, quando se prepara para sair com o menino, o mecanismo de abertura da porta da garagem prende sua gravata, estrangulando-o enquanto o menino olha e grita.

 

Uma investigação da polícia revela galos mortos no quarto da velha, enquanto Mulder percebe a presença de um tipo estranho de cinza na garagem. Ele é informado que se trata de Vibuti, uma Cinza Sagrada, que se materializa no ar. A avó leva o garoto embora com três homens vestidos de preto, que realizam um estranho ritual, enquanto a imagem de Charlie aparece na névoa, amaldiçoando-os em romeno. Quando a assistente social chega e encontra Charlie confuso, Maggie ordena aos homens que saiam.

 

A avó tranca-se no quarto com Charlie, mas vários objetos voam pelo ar e a velha é derrubada por um deles. Charlie fica em pé ao lado dela, deixando cair dois galos, repentinamente bem vivos, que a bicam até a morte. Mais cinza é encontrada no local.

 

Mulder interroga os três homens, que são sacerdotes romenos, conhecidos como Calusari. Eles dizem estar tentando limpar a casa do mal que ainda "está aqui" e que tem permanecido no local durante muitos séculos, e que "não se importa se matar um menino ou um milhão de homens".

 

Durante entrevista feita pela assistente social, Charlie grita que não foi ele quem matou sua avó, mas que "foi Michael quem a matou". Maggie quase perde o fôlego, dizendo que Charlie nunca ouvira falar de seu gêmeo nascido morto, e de que a mãe dela queria realizar um ritual de separação para dividir as duas almas, evitando que o mundo dos mortos seguisse o menino. Charlie tem um ataque e é hospitalizado, mas Michael aparece e ataca a enfermeira com uma barra de ferro, pedindo à mãe que o leve para casa.

 

Quando os agentes vêem que os dois estão partindo, Scully os persegue enquanto Mulder vai em busca da ajuda dos Calusari. Enquanto eles realizam uma sessão de exorcismo no hospital, Scully entra na casa de Maggie, encontrando-a presa no teto. No instante em que Michael se prepara para apunhalar Scully, os Calusari completam seu ritual e o menino desaparece num piscar de olhos, deixando nada mais do que um monte de cinzas no chão.

 

"Tenha cuidado", um dos Calusari diz a Mulder, falando do espírito do mal que estava em Charlie. "Ele conhece você". Na narração de encerramento, a voz de Mulder diz que o caso permanece sem solução.


Bastidores


Os produtores passaram por uma verdadeira agonia com a cena de abertura, que prevê a morte de uma criança muito pequena, assim como com o caráter necrológico de todo o episódio, em que Maggie perde a mãe, o marido e um dos filhos.

 

Parte da ação filmada foi estruturada de maneira a apresentar um momento interessante sobre o qual Chris Carter havia pensado fora do contexto deste episódio - neste caso, o estrangulamento pelo mecanismo de abertura da porta da garagem. O produtor teve de aceitar as críticas do Departamento de Padrões da Fox, encurtando a seqüência e escurecendo o rosto do homem, para diminuir o impacto do estrangulamento.

 

Podemos encontrar aqui vários ecos de O Exorcista (The Exorcist) e A Profecia (The Omen), entre os quais a cena em que o menino fala em uma língua diferente da sua. Para aqueles que não entendem o idioma romeno: quando Charlie fica em pé ao lado de sua avó, antes de ela morrer, ele diz: "Você veio tarde demais para nos impedir".

 

Christine Willes retoma seu papel de assistente social do FBI, que havia antes desempenhado em Irresistível.

 

* Mulder identificou a artemísia, uma erva conhecida desde os tempos medievais que era usada nas feitiçarias contra o mal. Durante o exorcismo, os Calusari também empregam Sangue de Dragão, que na verdade é uma planta que leva este nome por causa de sua cor.


* O material que poreja das paredes durante a cena do exorcismo é chamado amrith, um "líquido viscoso como mel" que se manifesta durante o exorcismo. Também é mencionado o Vibuti, ou Cinza Sagrada, supostamente materializado a partir do nada durante um evento paranormal. Essas demonstrações de fenômenos psíquicos são comumente citadas na literatura esotérica.