2x24: "OUR TOWN" (NOSSA CIDADE)


George Kearns, um homem de meia-idade, é levado para a floresta por uma jovem chamada Paula. De repente, ele se vê cercado de luzes, volta-se para ver um homem que usa uma máscara tribal e grita no instante em que um machado cerimonial cai sobre sua cabeça.


Kearns era um inspetor federal que estava a ponto de sugerir o fechamento da empresa Chaco Chicken, usina local de processamento de carne de aves que fica no centro da comunidade, que ele acusa de praticar uma série de violações da legislação sanitária. Mulder fica intrigado pelo desaparecimento do inspetor federal, particularmente à luz de lendas sobre fogueiras espontâneas na floresta e uma marca queimada de 4 metros encontrada em um campo da vizinhança.

 

O xerife local diz que Kearns era um conquistador barato que provavelmente tinha sido responsável por algumas mulheres terem deixado a cidade, e a mulher de Kearns, Doris, concorda. Mais tarde, no entanto, Paula começa a ter alucinações no local de trabalho, e toma o gerente da usina como refém, utilizando-se de uma faca, até que o xerife atire nela.

 

Scully deseja fazer a autópsia no cadáver, para o que os agentes obtêm permissão do avô de Paula, o sr. Chaco, que havia fundado a usina e construído a cidade ao seu redor. Surpreendentemente, os registros pessoais de Paula mostram que ela havia nascido em 1948, indicando que, na verdade, tinha 47 anos de idade. Além disso, sofria da mesma doença fatal e extremamente rara, chamada Creutzfeldt-Jacob, que Kearns tinha.

 

Mulder decide mandar dragar o rio, e os trabalhadores descobrem os restos de 9 esqueletos sem cabeça, um dos quais pertencente a Kearns. Os ossos têm as extremidades lisas, como se tivessem sido "fervidos em uma panela", diz Mulder, observando que 87 pessoas haviam desaparecido naquela área durante um período de 59 anos, e que os ossos polidos sugerem a prática de canibalismo, que algumas tribos praticavam com a crença de que faz prolongar a vida. Assim, a rara doença de Kearns poderia ter sido contraída pelo consumo de sua carne. "Muitas religiões acreditam que a recompensa pelo consumo de carne humana é a vida eterna", observa Mulder.

 

Mulder e Scully descobrem que foram destruídos os registros relativos aos nascimentos na cidade. A mulher de Kearns liga para dizer que tem medo de Chaco, ao mesmo instante em que o homem que usa a máscara tribal aparece por trás dela. Scully vai em seu socorro, enquanto Mulder visita a casa de Chaco, encontrando uma vitrine cheia de cabeças humanas.

 

Chaco captura Scully, levando-a amarrada e amordaçada a uma cerimônia ao redor de uma fogueira, freqüentada por diversas pessoas da cidade. Ele discute com o gerente da usina, mas eles o degolam, preparando-se para fazer o mesmo com Scully.

 

Mulder corre para o lugar, atirando no homem que tem o machado, e que vemos ser o xerife. A usina é fechada e, embora não se saiba quantas pessoas haviam tomado parte nas cerimônias de canibalismo, 27 contraem a mesma moléstia fatal que Kearns tinha. O slogan da empresa Chaco Chicken - "Boa gente, boa comida" - assume um caráter irônico.

 

Na narração final, a voz de Scully observa que Chaco havia passado seis meses, durante a Segunda Guerra Mundial, com a tribo Jale, na Nova Guiné, "de cujas práticas canibalísticas se suspeitava havia muito tempo, mas elas nunca tinham sido provadas". Ele tinha 93 anos de idade, e seus restos "ainda não foram encontrados". Enquanto isso, um trabalhador encontra alguns fios de cabelos humanos na ração das galinhas, que bicam famintas.


Bastidores


O roteirista Frank Spotnitz começou com a premissa do canibalismo em uma pequena cidade, inspirado por ter apreciado o filme Conspiração do Silêncio (Bad Day at Black Rock), de Spencer Tracy, cujo argumento também abordava uma cidade que escondia um segredo horrível (embora de natureza mais amena). Spotnitz leu um artigo na biblioteca de pesquisas da UCLA (Universidade da Califórnia) sobre as salamandras que ficam doentes ao comerem outras salamandras, e depois foi falar com seu irmão, que é neurologista, o qual sugeriu o nome da doença rara que os habitantes da cidade contraem ao consumirem a carne do inspetor sanitário. "É muito conveniente", diz Spotnitz sobre a profissão do irmão. "Ele tem me ajudado muito".

 

É interessante observar que o material relativo às tribos canibais - e à descoberta de ossos arredondados que parecem ter sido fervidos em panelas - relaciona-se com a pesquisa que Spotnitz havia feito sobre os anasazi, os nativos a que Chris Carter se refere no episódio subseqüente. Na verdade, a marca Chaco Chicken teve origem no nome Chaco Canyon, no Novo México, onde se acredita que aquela tribo teria vivido, e onde foram encontrados ossos de extremidades lisas e arredondadas.

 

* Este é o segundo episódio em que Mulder mata alguém.


* Apesar das controvérsias, as cabeças que estão no mostruário de troféus pertencente a Walter Chaco não são imagens de pessoas reais. Elas foram feitas pelo Departamento de Maquiagem.