4x01: "HERRENVOLK" (PROCURA INCESSANTE)


Mulder e Scully tentam proteger a vida de Jeremiah Smith desesperadamente. Não por apenas ele ter alguma ligação com a colonização mas também por ele ter o poder da cura, que é a única esperança de salvar a vida da mãe de Mulder. Seguidos pelo Caçador de Alienígenas, Smith leva Mulder a uma isolada comunidade rural.

 

Mulder fica surpreso ao encontrar clones de crianças entre eles de Samantha, que tinha sido abduzida quando criança. Smith diz a Mulder que as crianças eram como operárias. Antes que Smith possa revelar mais sobre a conspiração da "Colonização", eles são surpreendidos pelo Caçador de Alienígenas. Mulder não pode salvar Smith ou Samantha.

 

De volta a Washington, as investigações de Scully sobre Smith levam a uma inquietante conclusão. Todos os cinco Jeremiah Smith estavam catalogando a população humana inteira secretamente. Mas por ordem de quem? E por quê?

 

Enquanto isso o Canceroso identifica o Sr. X como um traidor. E ele é morto numa emboscada, mas antes de morrer deixa uma pista, as letras : "SRSG", escritas com seu próprio sangue.

 

Com sua mãe ainda em coma, e Mulder se culpando, ele segue as pistas do Sr. X, que o leva ao edifício das Nações Unidas. No edifício ele encontra uma enigmática oficial - chamada Marita Covarrubias - que nega a existência da comunidade rural , mas lhe entrega um envelope contendo fotografias da comunidade rural e de Samantha.

 

E como "o mais perigoso inimigo é aquele que não tem nada a perder", o Canceroso envia o Caçador de Alienígenas para curar a mãe de Mulder.

 

Bastidores

 

Procura Incessante (Herrenvolk, palavra alemã que significa "Classe Superior") é a primeira parte de outra maratona de 24 episódios. Permite atar vários fios soltos que foram deixados na terceira temporada, inclusive o destino de Jeremiah Smith, o Curandeiro; a sobrevivência da mãe de Mulder; e a missão atual do Caçador de Recompensas alienígena.

 

- Além disso - diz Chris Carter - eu queria trazer de volta a irmã de Mulder como elemento importante. Ela é parte da linha de vida da série.

 

Por outro lado, Procura Incessante assinala a introdução de um dos principais temas que se desenvolvem na quarta temporada, e até além dela: a conspiração entre o Sindicato e os alienígenas para monitorar e controlar a população da Terra, através de sinais genéticos baseados na varíola.

 

No entanto, a julgar pela correspondência mandada pelos fãs e suas manifestações pela Internet, este episódio será melhor lembrado pela morte de X, um dos sustentáculos de Arquivo X desde o princípio do segundo ano de produção. Segundo informação do co-produtor Frank Spotnitz, a decisão de erradicar X foi feita ao final da terceira temporada.

 

- Confesso que, pessoalmente, eu gostava do personagem - diz Spotnitz, mostrando-se emocionado - De fato ele participou de algumas cenas de ação, ao contrário de Garganta Profunda, que X essencialmente substituiu e que só aparecia para conversar. Mas achamos que só havia um ponto até onde podíamos ir com ele, neste nível do seu envolvimento. Nossa grande decisão era aumentar sua participação, transformá-lo em um personagem mais importante na série, coisa em que chegamos a pensar seriamente, ou fazê-lo pagar o preço por colaborar com Mulder.

 

Com a erradicação de X, Chris Carter e sua equipe de roteiristas viu uma oportunidade para introduzir outra variante do informante sombrio, na pessoa da ardente e ao mesmo tempo severa Marita Covarrubias, cujo relacionamento com Mulder parecia estender-se além das fronteiras estritamente profissionais. Para fazer esse papel os produtores escolheram Laurie Holden, uma experimentada atriz de televisão cujo estilo de vida binacional (ela foi criada no Canadá mas na época da temporada morava em Los Angeles, e estava em Vancouver participando de outro projeto para a TV quando fez teste para o papel de Marita) parece encaixar-se perfeitamente no espírito de Arquivo X.

 

Não estou reclamando - diz Holden, cujo trabalho até então havia sido feito em filmes de TV destinados ao público do sexo feminino -, mas a coisa toda era tão secreta que ninguém me disse nada sobre como minha personagem deveria comportar-se. Eu resolvi seguir meus próprios instintos, de que a chave para a interpretação da personagem estava no fato de ela ter um segredo, e que o segredo, que dá à personagem uma espécie de linha de atuação, acabaria sendo revelado no futuro.

 

A linha de atuação para o elenco e a equipe técnica baseada em Vancouver era uma quantidade acima do comum de improvisação e irritação. Para filmar as cenas extremamente complicadas de perseguição à noite, a equipe permaneceu uma boa parte do tempo após o pôr-do-sol em uma serraria abandonada nas imediações de Vancouver. A escura e enferrujada estrutura acabou sendo completamente demolida apenas algumas semanas mais tarde.

 

Para montar a atmosfera apropriada para as cenas de criação de abelhas alienígenas, Chris Carter mandou a cautela para os ares e autorizou uma filmagem em locação sem precedentes, perto da cidade de Kamloops, muito além do raio até então alcançado pelas equipes de produção baseadas em Vancouver.

 

- Chris me pediu que encontrasse um local interessante e diferente - diz o gerente de externas Todd Pittston. - Então eu saí para procurar e encontrei aquela linda fazenda de produção de ginseng. Quando o levei de carro até lá para mostrar-lhe o local, ele exclamou: "Grande!".

 

Mas não foi tão grande. Segundo o produtor executivo Bob Goodwin, que sempre dirigia o primeiro e o último episódios de cada temporada, o caminhão que leva as equipes de cabeleireiros, maquiagem e guarda-roupa acabou se perdendo na longa viagem de três horas e meia desde Vancouver. Muito longe do alcance dos telefones celulares, o veículo ficou rodando de um lado para outro durante três horas, enquanto a filmagem estava parada, à espera de sua chegada, até que o motorista encontrou o caminho e juntou-se ao restante da equipe. Uma cena completa teve de ser tirada da programação das filmagens em Kamloops, e feita a um custo muito mais elevado num estúdio de Vancouver.

 

Goodwin recorda que, enquanto esperavam pelo caminhão perdido, os membros da equipe nada mais podiam fazer senão ficar observando "os dois velhos criadores de abelhas de shorts", que se misturavam aos enxames de abelhas nervosas. E, apesar de toda ameaça que representam ao ar livre, as abelhas têm o hábito muito mais perigoso de praticamente desaparecer do filme. Isso significava que elas teriam de ser dolorosamente aumentadas e "dobradas", a um custo bastante elevado, com o uso de equipamento de computação gráfica, pelo departamento de efeitos visuais na fase de pós-produção.

 

Além disso, as abelhas causaram considerável apreensão ao pessoal que participou da cena. - Eu recorri a um exercício de interpretação para mantê-las longe de mim - diz Brian Thompson, que fez o papel do Caçador de Recompensas alienígena. - Eu dizia a mim mesmo: eu sou de concreto. Não sou de mel. Nada de abelhas.

 

David Duchovny recorda-se com orgulho que conseguiu evitar que as abelhas o picassem. Infelizmente não ocorreu o mesmo com Vanessa Morley, a menina que fez o papel de Samantha Mulder aos 8 anos de idade.

 

- Aconteceu quando estávamos filmando a cena da entrada no esconderijo - diz Goodwin. - Mas ela foi bastante corajosa e não gritou nem fez cara feia até eu gritar "Corta!". Foi uma menina maravilhosa. - E Goodwin acrescenta: - Depois de tudo acabado, pedi ao departamento de contra-regra que fizesse uma medalha de Honra ao Mérito. Foi um prêmio por "bravura além do dever". Gillian entregou a medalha à menina em uma pequena cerimônia que realizamos duas semanas depois.

 

* A frase de encerramento para este episódio é "Tudo morre". Foi o que o Caçador de Recompensas alienígenas disse a Mulder em um estacionamento, quando estava perseguindo Jeremiah Smith.

 

* Neste episódio, X torna-se o segundo dos informantes de Mulder que é alvejado a tiros e assassinado. Assim como Garganta Profunda, ele também deixa uma mensagem cifrada para Mulder, desenhando com seu próprio sangue as letras "SRSG". Mais tarde ficamos sabendo que as iniciais significam "Special Representative to the Secretary General" (Representante Especial do Secretário Geral) das Nações Unidas.

 

* Qual é o primeiro nome da mãe de Mulder, nunca mencionado na série até então? É Teena, responde Chris Carter.

 

* Para criar as grandes colméias penduradas para as seqüências do apiário subterrâneo, o coordenador de obras usou uma tela de composto de fibra de vidro, normalmente utilizada na indústria aeronáutica, que é conhecida oficialmente como "colméia".