4x09: "TUNGUSKA" (TUNGUSKA: A PEDRA DA MORTE - PARTE #1)


Enquanto é executada a procura de uma mala que é levada por um homem que reivindica ter imunidade diplomática, um agente da alfândega do aeroporto é atacado pelo óleo negro que penetra na sua pele.

Um informante anônimo adverte Mulder sobre uma organização direitista que planeja um bombardeio que possa ser próximo à cidade de Oklahoma. O informante é Alex Krycek, o traidor de Mulder, que o culpa por ter assassinado seu pai. Krycek agora quer vingança do Canceroso, e promete ajudar Mulder expondo o Canceroso e o Sindicato das Sombras. Apesar de seu ódio por Krycek, Mulder acredita.

Krycek conduz Mulder e Scully para interceptar um mensageiro russo no aeroporto. O mensageiro escapa, mas a mala diplomática que ele esta levando é recuperada. A mala contem uma pedra de origem extraterrestre. Dr. Sacks, um ex-biólogo do governo, perfura então a pedra que se encontra dentro da mala e que se parece com uma rocha. O mesmo óleo negro que matou o agente da alfândega emerge da pedra e o ataca. Scully e Pendrell investigam este enigma mortal. A possessão de Mulder do artefato alarma o Homem das Mãos Bem Feitas, que pede ao Canceroso que cuide do problema.

Mulder procura seu contato na ONU, Marita Covarubias, e descobre a origem do vôo do mensageiro russo. Mulder descobre que o vôo se originou perto de Tunguska, na Sibéria, e imediatamente reconhece o significado. Em 1908, uma bola de fogo chocou com a Terra perto de Tunguska e criou uma série de explosões cataclísmicas. Foi o evento mais volumoso e misterioso da historia. Até agora, ninguém descobriu a verdade do que realmente aconteceu. Talvez finalmente alguém descobriu a verdade. Marita ajuda Mulder adquirindo credenciais para Tunguska. No último minuto, Mulder descobre que Krycek é fluente em russo, e o traz junto como tradutor.

Mulder e Krycek descobrem um gulag na Sibéria localizado no local do estrondo, e seus prisioneiros duramente escavando as pedras extraterrestres. Antes de descobrirem mais, eles são capturados e encarcerados. Mulder percebe que Krycek tem uma ligação com os capturadores. Krycek é libertado, e Mulder sujeito a uma experiência médica inumana. Nas mais primitivas condições, Mulder e outros prisioneiros são infectados por vermes negros oleosos, e é injetado no seu braço esquerdo um liquido âmbar. Mulder sobreviverá?

Continua no próximo episódio...

 

Bastidores

 

No dia 7 de agosto de 1996, a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA convocou uma entrevista coletiva com a imprensa, na sua sede, em Washington D.C., e anunciou:

"Uma equipe de cientistas pesquisadores do Centro Espacial Johnson (JSC), de Houston, Texas, e da Universidade de Stanford, em Palo Alto, Califórnia, encontrou provas que sugerem que uma espécie de vida primitiva pode ter existido em Marte, mais de 3,6 bilhões de anos atrás. A equipe subvencionada pela NASA descobriu as primeiras moléculas orgânicas que se acredita terem origem marciana: várias características minerais de atividade biológica, e possíveis fósseis microscópicos de organismos primitivos, semelhantes às bactérias, dentro de uma antiqüíssima rocha de origem marciana, que caiu sobre a Terra na forma de um meteorito".

Esta estarrecedora e ainda controvertida descoberta foi transmitida ao mundo todo, e veio alojar-se na mente coleitva da equipe de roteiristas de Arquivo X, que a utilizou como semente deste episódio de duas partes, Tunguska - A Pedra da Morte #1 e Terma - A Pedra da Morte #2.

- Claro que sim - diz o co-produtor Frank Spotnitz. - A idéia de colocar o óleo alienígena sobre a pedra teve origem na informação sobre a rocha de Marte. Depois que a notícia foi publicada, eu cheguei aqui na manhã seguinte e disse: "Bem, a rocha vai para o Arquivo X!"

Este enredo baseado em matéria jornalística de primeira página, que remonta pelo menos subliminarmente à substância alienígena em forma de líquido negro e oleoso que vimos no episódio duplo da temporada anterior O Mistério do Piper Maru e O Mistério do Piper Maru #2, foi combinado com duas outras idéias temáticas discutidas anteriormente: uma abundância de castigos para o maldoso ex-agente Krycek, e uma espiadela nos serviços de segurança russos que funcionam em contrapartida ao Arquivo X. Chris Carter diz:

- Krycek tornou-se um personagem que não tem mais qualquer tendência política, e isso nos proporcionou uma ótima abertura. Fazia algum tempo que pretendíamos expandir a conspiração em nível mundial, e conseguimos fazer isso já em O Milagre, o episódio final do terceiro ano de produção, quando colocamos na série uma espécie de perspectiva mundial, isto é, um alargamento daquela perspectiva, e você vai ter uma chance de ver como a idéia russa se desenvolve na temporada do próximo ano, e também no nosso filme. Carter diz também que a descrição da forma de vida alienígena como "câncer negro" funciona bem como sutil e quase subconsciente precursor do tema de câncer apresentado algumas semanas depois, em O Homem do Câncer.

As cenas de prisão russa deste episódio de duas partes devem muito à obra de Aleksandr Solzhenitsyn, particularmente O Arquipélago Gulag e Um Dia na Vida de Ivan Denisovich. As seqüências relacionadas com Krycek foram valorizadas pelo óbvio entusiasmo do ator Nicholas Lea que, quando foi informado por Chris Carter de que seu personagem teria o braço arrancado, gritou de alegria e felicidade, diante das dramáticas possibilidades que a idéia oferecia.

Para dar maior consistência ao elenco para os episódios Tunguska - A Pedra da Morte #1 e Terma - A Pedra da Morte #2, foi montada uma coleção ainda mais eclética de atores do que o normal. Fritz Weaver, que interpreta o senador Sorenson, é um ator americano bastante conhecido (já fez o papel de pelo menos dois outros senadores nos últimos dez anos), e sua carreira remonta ao tempo em que estrelou em dois episódios da série original Além da Imaginação (The Obsolete Man e Third From the Sun). Foi a voz dele que os americanos ouviram nas bem produzidas promoções que a CBS realizou para suas transmissões dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Jan Rubes (pronuncia-se Yan RU-bish) é um dos mais conhecidos artistas do Canadá. Refugiado da Tchecoslováquia no tempo do comunismo, ele já participou de filmes importantes como A Testemunha (Witness), e já foi um cantor de ópera internacionalmente famoso que, durante muitos anos, teve o seu próprio programa musical da rádio CBC. Stefan Arngrim, que faz o papel do prisioneiro que sussurra a Mulder, é ator desde os tempos de criança, e um dos seus papéis de maior destaque foi o de Barry Lockridge, na série dos anos 60 na ABC, Terra de Gigantes (ele diz: "Eu era aquele menino com o cachorro").

No meio de tudo isso, os atores regulares da série William B. Davis e John Neville, isto é, o Canceroso e seu colega, o Homem das Unhas Bem Feitas, declararam-se satisfeitos por terem podido mostrar o seu mais consistente diálogo da temporada, embora tenha sido muito menos do que teriam gostado de dizer. Por causa dos limites estabelecidos pelo tempo, algumas cenas mais violentas entre os dois foram cortadas na edição final.

Quanto à sua participação, Gillian Anderson lembra com orgulho a maneira como sua personagem se portou durante o depoimento que deu na comissão do Congresso, e a força realista com a qual conseguiu desempenhas aquelas cenas. Também diz que teve uma espécie de experiência meio mística durante as filmagens realizadas tarde da noite, das cenas nas quais ela, como Scully, fica na cadeia por desrespeito ao Congresso.

- Não sei exatamente o que foi - diz Anderson. - Só me recordo de ter trabalhado naquela cena e de ter sentido certos aspectos da personalidade de Scully que nunca tinha sentido antes, e não senti mais desde então. Não sei se é possível notar isso, mas foi algo diferente. Lembro que me senti muito estranha quando tudo terminou.

David Duchovny lembra-se de Tunguska - A Pedra da Morte #1 e Terma - A Pedra da Morte #2 como episódios cheios de ação e "muito divertidos", embora tenha passado bastante tempo enfrentando a neve e a chuva, e sendo perseguido num lugar coberto de cascalho por homens a cavalo.

- Meu pai veio me visitar e conseguiu ver como é minha vida - disse ele.

Os membros da equipe que ficaram por trás dos bastidores descrevem Tunguska - A Pedra da Morte #1 e Terma - A Pedra da Morte #2 de maneiras diferentes. Eles se lembram dos dois episódios como os mais caros, difíceis e complicados já filmados na série Arquivo X.

* Malcolm Stewart, que faz o papel do dr. Stays, trabalhou em Encarnação, na 3a. temporada, no papel do agente Bonnecaze. De fato, esta é a quarta vez que ele participa de Arquivo X. Já esteve também no episódio-piloto e em A Trindade, da 2a. temporada.

* Na legendagem eletrônica deste episódio para os deficientes auditivos, os telespectadores viram Mulder tirar uma barata de dentro de uma lata de comida e dizer: "Bambi?". Claro que foi uma referência ao episódio A Guerra das Baratas, e à saudosa entomologista dra. Bambi Berenbaum.