5x04: "DETOUR" (HOMENS-MARIPOSA)


Em uma remota seção do norte da Flórida, dois topógrafos, Michael Sloan e Marty Fox, encontram uma estranha criatura com brilhantes olhos vermelhos. Sloan é repentinamente puxado para baixo, desaparecendo por baixo da densa floresta. Logo depois, Marty também é atacado. Enquanto caçava gambás, um menino de 12 anos chamado Louis Asekoff e seu pai descobrem o aparelho de topografia abandonado de Marty. Sentindo que algo não está certo, o pai manda Louis para casa com o cachorro. Enquanto o garoto corre para casa, dois tiros ecoam pela floresta.

 

Enquanto isso, Mulder e Scully viajam com os agentes Michael Kinsley e Carla Stonecypher por uma rodovia por dentro da parte rural da Flórida. Seu destino: um seminário da equipe do FBI, no qual os participantes precisam usar sua imaginação para poder resolver problemas construtivos por exercícios (o que Mulder acha que é uma tremenda perda de tempo). A viagem dos agentes tem uma súbita parada quando oficiais do Estado bloqueiam a rodovia. Com seu espírito clamando por diversão inesperada, Mulder sai rapidamente do veículo para ver o que está acontecendo. A líder de Busca e Resgate Michele Fazekas diz a Mulder que várias pessoas estão desaparecidas, e que um conjunto de pistas achadas no local não puderam identificar o culpado como homem ou animal. Com seu interesse excitado, Mulder faz com que ele e Scully se alojem em um motel próximo... salvando ele mesmo da tormenta de ir até o seminário. Naquela noite, alguma coisa entra na residência dos Asekoff. Um aterrorizado Louis diz às autoridades que ele foi perseguido por uma criatura invisível com brilhantes olhos vermelhos. Apesar da história ser descartada como produto da imaginação do garoto, Mulder descobre várias pistas dentro da casa. Mulder diz a Fazekas que a criatura deve ser encontrada antes que faça mais algum mal. Ajudados por Jeff Glaser, um "tecnólogo" que possui um dispositivo de localização por infra-vermelho, Fazekas, Mulder e Scully saem à procura do predador. Durante a busca, Mulder teoriza que a criatura está atacando humanos para poder avançar no seu próprio desenvolvimento.

 

O dispositivo de infra-vermelho detecta duas criaturas na densa floresta, cada uma se movendo em direções opostas. O grupo se divide e uma perseguição começa. De repente, Fazekas é puxada para baixo, e desaparece debaixo da terra. Mulder percebe que as criaturas separaram deliberadamente o grupo em dois, permitindo um acesso mais fácil ao líder (Fazekas). Enquanto os três tentam achar Fazekas, Mulder relembra um arquivo X dos anos 50, no qual uma cidade na Virginia do Oeste foi aterrorizada por homens aparentemente primitivos com penetrantes olhos vermelhos. As criaturas foram apelidadas pelos habitantes locais de "homens-mariposa".

 

Mulder, Scully e Glaser acidentalmente se perdem da trilha marcada. Sua busca é interrompida quando as criaturas misteriosas aparecem novamente. Guiado pelos comandos de Glaser e seu dispositivo de infra-vermelho, Mulder penetra ainda mais na floresta. De repente, uma criatura sai de seu esconderijo. Mulder abre fogo, mas a criatura sai do seu campo de visão. Logo depois, Glaser se separa do grupo, e também desaparece.

 

Enquanto discutia o encontro com Scully, Mulder é subitamente puxado para baixo. Quando ele aparece de volta, como numa caixa de surpresas, Scully atira, acertando alguns arbustos perto dali. Mulder fica em estado de choque, e Scully faz o possível para mantê-lo aquecido enquanto a noite cai. Na manhã seguinte, enquanto Scully procura por alimentos, ela repentinamente desaparece. Mulder corre para ajudá-la e vê que ela caiu em uma pequena caverna. Lá dentro, Scully descobre Fazekas e o pai de Louis, amarrados e respirando com dificuldade. Quando Scully percebe que uma das criaturas está próxima, Mulder joga sua arma para ela. Poucos momentos depois, quando a segunda criatura se aproxima, ele pula de onde estava e cai perto de Scully na caverna. Uma das criaturas corre até os agentes. Scully atira e acerta o predador. Os agentes se aproximam para olhar de perto e percebem que o atacante era um homem que vivia como um animal. Kinsley e Stonecypher aparecem e procuram ajuda. Mulder percebe as palavras "Ad Noctum", ou "na escuridão", cravadas em um lugar na caverna. Ele aponta que conquistadores espanhóis cravaram avisos em postes da mesma maneira... então lembra que Ponce De Leon procurou pela Fonte da Juventude naquela área há 450 anos atrás. Ele conclui que os predadores encaravam os humanos como uma ameaça ao seu território, e agiam de acordo. Stonecypher nota que as criaturas persegueriam qualquer um que entrassem na floresta. Temendo o pior, Mulder subitamente corre para o quarto de motel de Scully. Ele acha sua parceira segura e sadia, e a dupla deixa o local. Olhando de baixo da cama de Scully, entretanto, está um par de brilhantes olhos vermelhos.