5x06: "POST-MODERN PROMETHEUS" (PROMETEU PÓS-MODERNO)


Num lugarejo rural em Indiana, Shaineh Berkowitz assiste seu talk-show matinal na televisão. Tão entretida no programa ela está, que não percebe que alguém está cobrindo sua casa com uma capa. Uma figura sombria entra pela cozinha e joga um torrão branco numa frigideira, e inicia uma reação química que produz uma nuvem branca de gás. Sentindo uma presença na casa, Shaineh investiga. De repente, uma face horrivelmente desfigurada, como o rosto de Frankenstein, emerge da nebulosa escuridão. Shaineh grita de horror.


Mais tarde, enquanto os agentes se dirigem até a região de Indiana, Scully lê em voz alta uma carta endereçada a Mulder. Nela, Shaineh descreve como, dezoito anos atrás, alguém entrou no seu quarto cheio de fumaça, enquanto, estranhamente, a voz da cantora Cher preenchia o ar. Três dias depois ela acordou grávida de seu filho, Izzy. Shaineh explica que viu Mulder no programa de TV de Jerry Springer, e espera que ele vá investigar o caso. Os agentes vão, de fato, até a casa de Shaineh. Lá eles descobrem uma revista em quadrinhos mostrando um personagem com as mesmas características da criatura que Shaineh disse que a atacou. Shaineh explica que o monstro se chama O Grande Mutato, uma criação da fértil imaginação de Izzy. Izzy diz que ele, e muitos outros na comunidade, viram a criatura - que aparentemente tem uma queda por sanduíches de pasta de amendoim. Izzy e seus amigos levam os detetives a uma área arborizada, e usam sanduíches como isca, e fazem a criatura sair de um esconderijo. O grupo começa uma perseguição, mas a criatura desaparece na escuridão. Mulder então encontra um Homem Velho, que diz que o verdadeiro monstro é seu próprio filho, o renomado cientista dr. Francis Pollidori. Os agentes visitam Pollidori, que descreve seus experimentos em manipulação genética. Ele mostra uma foto de uma cabeça de uma mosca... com patas saindo de sua boca. Mais tarde, Pollidori se despede de sua esposa, Elizabeth, enquanto se prepara para uma viagem para fora da cidade. Momentos depois, uma capa cai sobre a janela da casa de Elizabeth.

 

Quando os agentes param em uma lanchonete da cidade, eles são presenteados com pratos cheios de comida. Acontece que toda a cidade acredita que Jerry Springer criará uma história sobre a criatura... resultado de um artigo de jornal no qual Mulder é mencionado enquanto fala sobre a existência do monstro. Os agentes percebem que Izzy secretamente gravou em fitas suas conversas.

 

Enquanto os agentes dirigem pela estrada, Mulder vê a casa coberta de Pollidori. A dupla corre para dentro, onde descobrem o corpo inconsciente de Elizabeth. Logo depois, os agentes também perdem a consciência. O Homem Velho, pai do professor Pollidori, entra pela fumaça, com uma máscara cobrindo seu rosto. Quando os agentes voltam a si, Elizabeth descreve seu atacante como um hediondo homem deformado com duas bocas.

 

O Home Velho leva um sanduíche de pasta de amendoim para a criatura enquanto ela assiste o filme "Marcas do Destino" ("Mask"), com a atriz Cher, na televisão. Pollidori entra em confronto com seu pai, e, furioso, o estrangula.

 

Uma multidão de habitantes se forma na porta do posto do correio enquanto um funcionário proclama que ele achou o monstro. Ele traz alguém usando uma máscara de borracha do Mutato de dentro do posto, então tira a máscara, expondo Izzy. O funcionário postal então mostra uma caixa que ele interceptou, que estava cheia de máscaras idênticas.

 

Registros indicam que o resíduo dos torrões brancos é uma substância usada para anestesiar bandos de animais. Seu uso é monitorado pelo órgão FDA, levando os agentes de volta à fazenda do Homem Velho. Quando os agentes chegam à cena, uma aplicada garota de um jornal, que vem tomando notas sobre o caso, descreve como ela testemunhou a criatura incendiando o Homem Velho. Logo depois, uma multidão enfurecida vai até a fazenda. Os agentes percebem que Pollidori matou seu próprio pai. Eles amparam o amedrontado Mutato e tentam escapar, mas são vistos pela multidão e se escondem em um porão. Pollidori e a multidão arrombam o porão. Lá, Pollidori diz que a criatura foi trazida à vida pelo seu pai. A criatura diz que ele nunca fez mal a ninguém. Ele explica como, há 25 anos atrás, o Homem Velho percebeu que seu filho estava conduzindo experiências secretas - das quais ele (Mutato) foi um infeliz resultado. O Homem Velho criou Mutato com amor, e então saiu para arrumar um par para ele. Enquanto a criatura continua sua história, os agentes, unindo as peças, olham pelo porão para os habitantes... um deles parecendo um cavalo, outro um bode, e por aí vai. A multidão então conclui que Mutato não era nenhum monstro. A polícia tira Pollidori da cena. Os agentes levam a criatura sob custódia, mas em vez de levá-lo para a prisão, eles vão até um clube noturno em Memphis, onde Cher canta para Mutato, seu maior fã.