5x08: "KITSUNEGARI" (CAÇA À RAPOSA)


Dentro da penitenciária de Lorton, uma fisioterapeuta trabalha com Robert Modell, mais conhecido como "O Instigador" (veja o episódio 3X17). Um servente mais velho diz ao seu jovem aprendiz que Modell é extremamente perigoso e nunca deve ser subestimado. Apesar do aviso, Modell engana o jovem servente até sua cela... e logo depois escapa.

 

Skinner, Mulder e Scully se juntam a um grupo de agentes do FBI e de policiais que falam sobre a fuga. O grupo reage com ceticismo quando Mulder revela que o Instigador pode projetar seus desejos em outras pessoas, forçando-as a se machucarem. Depois da reunião, Scully e Mulder entrevistam a fisioterapeuta, que fala de uma freira que visitou Modell, como parte de um grupo de caridade, no dia que ele escapou.

 

Doente, Modell caminha a uma loja de equipamentos esportivos, onde ele se alimenta de vários doces com muita proteína. Ele liga do local para Mulder, e fala bastante para que a ligação seja rastreada. Os agentes correm até a loja. Mulder percebe um homem fora do lugar vestindo o pijama da prisão. Mas quando o homem é capturado, percebe-se que é o funcionário da loja de esportes.

 

O corpo do promotor público que ajudou a condenar Modell é encontrado em sua casa, completamente coberto de tinta azul-celeste. Em volta do corpo está um ideograma japonês, repetido centenas de vezes. Os agentes chamam um agente japonês à cena, que traduz o ideograma, "kitsunegari", que significa "caça à raposa". Mulder nota um anel de casamento no dedo da vítima. Ele entra em contato com a agência onde Linda Bowman trabalha, e obtém o endereço onde Linda está agendada para se encontrar com um "Fox Mulder". Dois policiais são mandados para o local, mas são enganados por Modell, e um dos policiais "prende" o outro. A razão do interesse de Modell por Linda continua um mistério. Mulder, Scully e Skinner se encontram com Linda, que fica abalada quando é notificada do falecimento do seu marido. Os agentes a colocam em uma custódia de proteção e a levam para uma casa de segurança. Mulder suspeita que Modell ainda esteja na área onde o corpo do promotor foi encontrado. Seu palpite se prova correto: ele descobre que Modell está dentro de uma firma de engenharia perto dali. Mulder aponta sua arma, ordenando Modell a se calar. Mas Modell força seus desejos em Mulder e escapa.

 

Mulder diz a Scully que a mensagem de Modell foi "não entre no jogo". Quando Mulder levanta dúvida sobre os motivos de Modell - e a possibilidade dele não ter assassinado Nathan Bowman - Scully começa a suspeitar que seu parceiro esteja influenciado pelos desejos de Modell. Mais tarde, Mulder entrevista novamente Linda Bowman, esperando descobrir uma razão para interesse de Modell nela. Ele reage com uma suave surpresa quando Linda revela que foi casada com Nathan por pouco mais de dois meses. Durante a conversa, Mulder não pôde deixar de notar pistas sutis nas palavras de Linda, como "pincelado com grandeza" e "pintá-lo assim". Ele conclui que foi Linda que matou Nathan, e não Modell. Acreditando que Mulder está sob influência de Modell, Skinner pede sua arma de serviço e o instrui para ir para casa.

 

Mulder suspeita que a freira que visitou Modell na prisão foi, na verdade, Linda. Ele volta à prisão, esperando que a fisioterapeuta possa esclarecer sua teoria. Mas antes que a fisioterapeuta possa identificar Linda, ela recebe um telefonema de alguém que a faz cometer suicídio. Mulder liga para Scully, e diz que foi Linda, e não Modell, quem fez a ligação. Modell domina a mente de um policial, que o leva até a casa de segurança onde Linda está sob constante guarda. Modell encontra Linda e passa suavemente a mão sobre o rosto dela. Skinner vê Modell e aponta sua arma. Modell faz Skinner acreditar que ele está segurando um revólver, e Skinner atira. Gravemente ferido, Modell é levado a um hospital.

 

Mulder diz a Scully que Modell fingiu ter uma arma para "levar a bala por Linda". Mas sua teoria não explica os motivos de sua ação. Mulder vai até o hospital, esperando que possa falar com Modell assim que ele voltasse a si. Mas Linda usa seu controle da mente para passar por Mulder, fazendo-o acreditar que ela é uma enfermeira. Quando Modell retoma sua consciência, Linda faz seu coração parar de bater. Mulder descobre um cartão usado por Linda. No lado de trás está um endereço de um prédio comercial. Mulder vai até lá, onde ele encontra Scully esperando. Scully diz que Linda está dentro do prédio, e que ela está usando seu poder para Scully agir contra ela mesma. Scully levanta sua arma e a aponta contra sua própria têmpora - e dá um tiro. O corpo sem vida de Scully cai no chão. Poucos momentos depois, Linda entra no local, com uma arma na mão. Mulder pega o revólver da mão de Scully e aponta para Linda. Mas Linda diz que ela é Scully... e que a verdadeira Linda está atrás dele. "Linda" repentinamente aponta sua arma à esquerda de Mulder e dispara um tiro. Mulder vira e vê o corpo de Linda atrás dele. Linda é transportada a um hospital. Mais tarde, Scully e Mulder são informados de que Linda e Modell eram irmãos gêmeos.