5x14: "THE RED AND THE BLACK" (A PACIENTE X #2)


Nesta continuação do episódio anterior... um homem, com o rosto não mostrado, escreve uma carta para seu filho (cuja identidade é desconhecida). O homem, que vive numa cabana remota, endereça a carta ao FBI e paga um menino para levá-la ao correio.

 

Enquanto isso, trabalhadores de resgate penetram na área perto da represa onde corpos escurecidos foram deixados mortos ao longo da ponte. Entre os corpos está o do Homem Silencioso, atirador do Sindicato. Skinner leva Mulder a uma tenda provisória próxima, onde Scully está sendo examinada por médicos. Próximo está o corpo de Dmitri, o garoto russo, sua pele exposta enegrecida pelo fogo. Quando Scully recupera seus sentidos, ela diz a Mulder que não se lembra do que aconteceu na represa. Do lado de fora do quarto de Scully, Spender diz a Mulder que os trabalhadores de resgate não conseguiram localizar sua mãe, Cassandra.

 

O Homem de Mãos Bem Feitas e um médico, o dr. Bronschweig, tomam conta de Marita Covarrubias dentro de uma sala de quarentena de um hospital. Mais tarde, o Homem de Mãos Bem Feitas fala com Krycek, aprisionado dentro do navio cargueiro. O Homem de Mãos Bem Feitas sabe que Krycek deliberadamente expôs Dmitri ao óleo negro para se certificar da infecção de qualquer um que tentasse averiguar o que ele sabe sobre os incêndios na Rússia. Ele também acredita que Krycek possua uma vacina, que criaria resistência aos colonizadores alienígenas. O Homem de Mãos Bem Feitas oferece liberdade a Krycek em troca da vacina.

 

Enquanto isso, uma espaçonave cai na Base Aérea do Forte Wiekamp. Um pirata alienígena sem rosto tira um de seus camaradas de dentro dos destroços. Mais tarde, membros do Sindicato estudam fotografias do alienígena. Eles percebem que o homem é um guerreiro da resistência, um membro de uma batalha atual contra os colonizadores alienígenas. O Homem de Mãos Bem Feitas explica que Krycek deu a vacina para ele, significando que a resistência pode ser, de fato, uma possibilidade. Mas o Ancião conclui que o guerreiro capturado pode se aliar aos colonizadores. O Homem de Mãos Bem Feitas injeta a vacina em Covarrubias para se assegurar de que ela realmente funciona.

 

De volta ao hospital, Mulder diz a Scully que exames de raio-x revelaram a presença de implantes nas pessoas que morreram na represa. Mulder relembra sua crença de que o governo americano criou e implantou o chip como parte de um projeto de armas bioquímicas. Scully concorda em ser hipnotizada pelo dr. Werber num esforço para se lembrar sobre o que aconteceu na represa. Num estado hipnótico, Scully relembra como um OVNI voou por cima de sua cabeça, e logo depois, como os alienígenas sem rosto puseram as pessoas presentes em chamas. Então outra nave apareceu no céu, e começou a atacar os homens sem rosto. Cassandra foi puxada para cima pela nave, para fora de sua cadeira de rodas. Depois, Werber diz a Mulder que o mesmo evento vai acontecer novamente.

 

Skinner ouve a fita da sessão de Werber com Scully. Mulder diz a Skinner que todo o evento foi montado para encobrir um projeto secreto militar. Skinner admite, entretanto, que o cenário do OVNI narrado por Scully é mais plausível. Enquanto isso, quando Covarrubias continua a não responder à vacina, o Ancião informa ao Homem de Mãos Bem Feitas que o alienígena capturado está se aliando aos colonizadores.

 

Spender mostra a Scully uma fita de vídeo dele mesmo, quando garoto, respondendo perguntas enquanto estava sob hipnose. Enquanto a fita é exibida, o jovem Spender descreve sua abdução por um OVNI. Spender então pausa a fita. Ele diz a Scully que a história não é verdadeira, e que foi uma mentira contada pela sua mãe várias vezes. Ele mantém sua opinião de que a teoria de regressão de memória do dr. Werber não é válida. Spender também aponta que Mulder expressou suas teorias sobre OVNIs a Scully muitas vezes... sugerindo que ela contou sua história de uma maneira parecida.

 

Krycek surpreende Mulder dentro de seu apartamento. Ele explica que o Casaquistão, a montanha Skyland e o local na Pennsylvania são todos marcações para a colonização. Os incêndios, Krycek explica, foram obra de rebeldes alienígenas tentando estragar os planos dos colonizadores de assumirem o controle. Krycek dá a Mulder o endereço do local onde está o rebelde alienígena capturado. Ele diz que se o prisioneiro sucumbir, a resistência fará o mesmo. Acompanhado por Scully, Mulder se dirige ao Forte Wiekamp. Enquanto eles tentam ultrapassar o portão principal, os agentes percebem o Homem Silencioso ao volante de um caminhão militar que está para sair da base. Quando o veículo passa, Mulder se agarra ao seu compartimento de carga. Lá ele encontra aprisionado o pirata alienígena sem rosto. O Homem Silencioso leva o caminhão até uma parada... e se transforma no caçador de recompensas alienígena. Ele entra no compartimento de carga, mas logo depois, uma luz branca ilumina o caminhão. Um segundo alienígena sem rosto entra, segurando uma arma de incêndio. Mulder atira. Logo depois, Mulder, confuso, é ajudado por paramédicos e colocado dentro de um carro com Scully. Mulder diz que não lembra como ele entrou no caminhão. Enquanto isso, o envelope visto no início do episódio é entregue a Spender. Alguns dias depois, de volta à cabana remota, o envelope, com as palavras "devolver ao remetente", é devolvido ao Canceroso.