5x20: "THE END" (O FIM)


Dentro de um estádio, dois mestres do xadrez, um homem russo e um garoto de 12 anos chamado Gibson Praise, enquanto se ocupam em uma "batalha de mentes", a multidão fica em silêncio. No alto da multidão, em uma passarela, um atirador aponta um rifle para a nuca da criança. Antes do pistoleiro lentamente puxar o gatilho, o pequeno garoto anuncia “xeque-mate” e volta para a sua cadeira. Um tiro soa... e o jogador russo cai no chão, morto. Enquanto isso, dois homens mascarados e armados, rodeiam uma cabana onde se encontra o Canceroso. Um sensor alerta a presença dos homens, e o Canceroso consegue matar um deles antes de fugir para o bosque. O segundo homem mascarado o alcança... e revela ser Alex Krycek.

 

Skinner faz um resumo da morte do jogador russo para Mulder. Ele descobre que o atirador era da Agência da Segurança Nacional. O caso foi concedido ao agente Spender que especificou que queria Mulder fora do caso. Apesar disso, Mulder entra na sala onde Spender e outros agentes (incluindo Scully) analisam uma fita de vídeo onde se mostra o jogo dos dois mestres do xadrez. Mulder chega à conclusão de que o objetivo do atirador era Gibson – e não o russo – e que o menino de alguma forma previu o que ia acontecer e desviou-se do atirador. Spender discorda com a teoria. A agente Diana Fowley, uma mulher atraente de trinta anos, opina que Mulder está correto. Spender rebobina a fita... e ele e outros agentes têm a mesma conclusão.

 

O Canceroso se reúne com os membros do Sindicato. Eles concluem que Gibson é uma ameaça, e pedem que o Canceroso comande a eliminação dele.

 

Mulder, Scully e Diana Fowley visitam Gibson em um hospital psiquiátrico. O menino recusa o convite de Mulder a jogar um "xadrez computadorizado portátil", que, segundo Gibson, é velho e barato... Mulder suspeita que Gibson não é um mestre de xadrez, mas que ele leia mentes. Testes no cérebro da criança revelam que Gibson, realmente, lê, de alguma forma, as mentes da pessoas. Depois Mulder visita o atirador na prisão. Ele lhe oferece imunidade em troca de cooperação.

 

Scully não consegue ajudar e visita os Pistoleiros Solitários. Ela mostra dados de testes executados em Gibson. Scully também pede informações sobre Diana Fowley. Os três confirmam que ela e Mulder já se conheciam e que os dois foram namorados na Academia na época em que Mulder começou nos Arquivos X. Scully volta ao hospital psiquiátrico para mostrar a Mulder o que conseguiu. Mas, quando ela se aproxima do quarto de Gibson, ela nota Mulder e Diana dentro... e Diana segurando a mão de Mulder. Scully vai embora. Quando Mulder vai para o estacionamento subterrâneo do hospital, ele encontra Spender conversando com o Canceroso. Mulder empurra Spender, exigindo que ele lhe diga o que estava conversando. Spender explica que não sabe a identidade do homem misterioso. Ele então revela que o atirador quer conversar com ele.

 

Scully se encontra com Skinner e Mulder para revelar os resultados dos testes psiquiátricos em Gibson. O teste revelou que o cérebro de Gibson possui uma atividade extraordinária. Mulder acredita que a vida da criança está em perigo, pois ele seria a "chave" para desvendar os Arquivos X. Skinner adverte que, cedendo imunidade ao atirador, ele colocaria a existência dos Arquivos X em risco. Depois, Mulder vai conversar com o atirador, que revela que Gibson é um elo genético do homem com uma raça alienígena. O Canceroso põe seu plano em ação. O atirador é assassinado dentro de sua cela. Logo depois disso, Fowley é baleada enquanto vigiava Gibson. O Canceroso entrega a criança para o Homem de Mãos Bem Feitas e Krycek.

 

Quando Mulder vê Spender na Agência, ele o empurra em uma parede. Ele o acusa furiosamente de comandar o desaparecimento de Gibson junto com o Canceroso. Outros agentes contêm Mulder. Spender responde declarando que os dias de Mulder estão contados. Depois, Scully informa ao seu parceiro que os Arquivos X foram fechados. Aquela noite, o Canceroso vai para o escritório de Mulder onde está o arquivo de Samantha Mulder. Ele se encontra face a face com Spender, e informa que ele é seu pai. De repente, escuta-se o alarme de incêndio. O Canceroso desaparece. Depois, Mulder inspeciona seu escritório e descobre que todos os Arquivos X foram queimados. Scully o abraça e conforta seu companheiro.