6x01: "THE BEGINNING" (O PRINCÍPIO)


Mulder e Scully são trazidos diante de uma junta de inspeção para justificar sua re-designação na seção dos Arquivos X. A junta precisa de provas científicas de vida extraterrestre. Mulder argumenta que a evidência concreta existe em Scully, que foi antes infectada por um vírus alienígena. Quando Scully não consegue explicar muito bem sua infecção, a junta dá à dupla um aviso final - para encontrar imediatamente evidências concretas.

 

Às escondidas, o diretor-assistente Skinner dá a Mulder uma pista sobre um estranho caso no Arizona que pode lhe dar a difícil evidência que ele tanto precisa. Na cena do crime, Mulder teoriza que a vítima foi infectada pelo vírus alienígena e que o vírus produziu no final uma entidade alienígena. A entidade então saiu de dentro do tórax da vítima como se estivesse nascendo.

 

Enquanto isso, o Sindicato está enfurecido pelo fato da "situação" tenha vindo à tona e que esteja atraindo tanta atenção. O Canceroso garante que ele está cuidando do problema. Ele leva Gibson Praise, o jovem prodígio jogador de xadrez, até a cena do crime, esperando que Praise possa esclarecer para onde a criatura escapou.

 

Os agentes se encaminham até uma usina próxima onde outro assassinato aconteceu. Eles são abordados pelos agentes Spender e Fowley que não deixam Mulder ter acesso à cena do crime. Quando Mulder e Scully voltam ao carro, eles encontram Praise escondido no banco de trás.

 

Mulder quer usar Praise para encontrar a criatura alienígena, mas Scully o convence do contrário, explicando que Praise é a evidência científica que Mulder vinha procurando. Praise pode confirmar tudo que Mulder vem dizendo. Scully diz a Mulder que Praise necessita de cuidados médicos e, quando eles estão se preparando para levá-lo ao hospital, a agente Fowley chega. Scully segue para ir ao hospital com Praise, enquanto Mulder e Fowley vão até a usina para encontrar a criatura.

 

Na usina, Mulder e Fowley descobrem evidências de que o alienígena está lá. Ele liga para Scully, que está no hospital, para informá-la sobre isso; e ela revela que Praise tem traços do vírus alienígena no corpo - de alguma forma, Praise tem uma parte extraterrestre. Enquanto a atenção de Scully é desviada, o Homem de Cabelos Negros seqüestra Praise e o leva até a usina para poder encontrar e destruir o alienígena. Mulder se encontra com Praise e o Homem de Cabelos Negros, mas é tarde demais. Eles ficam trancados dentro da sala do reator principal. Mulder assiste sem poder ajudar enquanto o alienígena mata o Homem de Cabelos Negros. O alienígena se vira para Praise na hora em que o alarme da usina é acionado e agentes do FBI invadem a área. Fowley, agora parecendo estar do lado oposto de Mulder, se aproxima dele e ordena que ele se renda.

 

De volta a junta de inspeção, Mulder e Scully são informados de que não têm mais ligação com os Arquivos X. Eles são suspensos de seus serviços e postos sob a inspeção de um novo chefe, o diretor-assistente Kersh.