6x11: "TWO FATHERS" (DOIS PAIS - PARTE 1)


Num local em Arlington, Virginia, um cirurgião leva o dr. Openshaw para dentro de um vagão de trem contendo uma sala de cirurgias. Openshaw se aproxima da mesa de operações, onde está um paciente, com o rosto ainda desconhecido. O cirurgião parabeniza Openshaw por seu trabalho, que, depois de 25 anos, se tornou um sucesso agora. O cirurgião sai do vagão e é incendiado por um Homem Sem Rosto. Os outros cirurgiões, esperando numa van próxima dali, também são incinerados. Um Homem Sem Rosto entra na sala de cirurgias, e aponta sua arma para Openshaw, incendiando-o. A criatura olha então para a mesa de operações... onde Cassandra Spender está, inconsciente.

 

Skinner leva o agente Spender até o local do crime. Ele explica que um grupo de pessoas foram queimadas vivas, e que apenas sua mãe, e um homem gravemente ferido, sobreviveram. Spender vê sua mãe num veículo de paramédicos perto dali e vai para o seu lado. Cassandra pede para falar com Mulder. Momentos depois, Spender diz a Skinner que ele é contra a idéia do envolvimento de Mulder no caso. Mas Spender muda de idéia, e, relutante, informa a Mulder do pedido de sua mãe para falar com ele. Mulder diz a Spender para encontrar a verdade sozinho.

 

Enquanto isso, o Canceroso se aproxima de Openshaw, que milagrosamente sobreviveu ao fogo e está confinado a uma tenda de plástico dentro de um hospital. Openshaw diz a ele que Cassandra é um sucesso, e deve ser exterminada antes que os colonizadores alienígenas saibam que exista um híbrido humano-alienígena. Logo depois, o Canceroso mata Openshaw.

 

O Canceroso telefona para o Ancião #1 para informá-lo sobre um encontro de emergência do Sindicato. O Ancião #1 confirma sua presença no encontro. Ele vai até a porta de entrada... e se encontra com Openshaw. O Ancião #1 agarra o rosto do impostor, expondo a face de um rebelde sem rosto por trás. Uma luta se inicia, e o Ancião é assassinado.

 

Scully e Mulder decidem se encontrar com Cassandra sem informar Spender de suas ações. Milagrosamente, Cassandra levanta suas cobertas e usa normalmente suas pernas. Scully olha, sem acreditar, enquanto a anteriormente presa a uma cadeira de rodas Cassandra caminha sem a ajuda de ninguém. Cassandra diz ao agentes que cirurgiões trabalharam junto com os alienígenas para curá-la. Ela agora acredita que os alienígenas estejam planejando conquistar o universo infectando todas as formas de vida com um vírus negro. Os cirurgiões foram incendiados por outra raça de alienígenas sem rosto, que mutilaram suas faces para que não pudessem ser infectados. Cassandra agora acredita que a vida de seu filho esteja em perigo, já que ele está em conflito com os homens que trabalharam com os alienígenas.

 

Voltando ao passado 35 anos antes, Openshaw, Bill Mulder, e o Canceroso entram em um vagão de trem onde está um nativo-americano em fase de testes. O rosto do nativo-americano, braços e corpo estão horrivelmente desfigurados. Enojado, Bill sai do vagão do trem. Como o homem desfigurado era seu melhor resultado até aquela época, o Canceroso e Openshaw acreditam que eles devem se unir aos alienígenas para poderem criar um híbrido humano-alienígena.

 

De volta ao presente, os membros do Sindicato, incluindo Krycek e o Canceroso, se encontram para a reunião. O Ancião #1 sugere uma aliança com os rebeldes alienígenas, algo completamente diferente de tudo o que o grupo sempre defendeu. Depois da reuniao, Krycek informa o Canceroso que Mulder foi secretamente visitar Cassandra.

 

Scully e Mulder entram escondidos no antigo escritório de Mulder, onde acessam arquivos de computador sobre Cassandra Spender, seu filho, e o Canceroso, que é identificado com o nome "C.G.B. Spender". Mas o computador nao tem mais nenhuma informação sobre este homem misterioso. Momentos depois, Skinner avisa aos agentes de que eles serão capturados. Antes que Mulder e Scully tenham uma chance de escapar, eles são surpreendidos pelo agente Spender. Mais tarde, Spender informa seu pai que Mulder e Scully serão processados pelo FBI. Ele então pergunta sobre a verdade sobre sua mãe. O Canceroso lhe diz que Cassandra esteve envolvida numa experiência muito importante. Mas ele não esclarece muito mais, ordenando que Spender provar que é capaz da responsabilidade que virá com o conhecimento. Enquanto isso, Scully faz pesquisas adicionais. Ela descobre que Cassandra Spender foi abduzida pela primeira vez em 27 de novembro de 1973... a mesma noite em que a irmã de Mulder foi abduzida.

 

O Canceroso conta a Spender sobre a morte do Ancião #1. Ele instrui Spender a matar o impostor, usando um estilete. Krycek leva Spender à residência do Ancião #1. Infelizmente Spender não consegue ter nervos suficientes para completar sua missão. O impostor do Ancião #1 vê o estilete na mão de Spender e o ataca. Krycek aparece para salvar Spender, inserindo o estilete na nuca do impostor. Depois, Krycek informa a Spender que seu pai comandou as experiências forçadas em Cassandra. Spender percebe que ele está protegendo sua mãe para que as experiências possam continuar.

 

De volta ao hospital, Spender chega e descobre, junto com Skinner, que Cassandra desapareceu, assim como a agente do FBI designada para protegê-la. Vestida com as roupas da agente do FBI, ela corre até o apartamento de Mulder. Sem ter muito tempo, ela implora aos agentes para matá-la, porque se ela continuar vivendo, não será possível evitar o que pode acontecer. Mulder pega sua arma e a aponta para Cassandra.

 

Continua no próximo episódio...