6x14: "AGUA MALA" (O PERIGO VEM DA ÁGUA)


Arthur Dales, o pai dos Arquivos X, faz Mulder e Scully irem até a costa do Golfo da Flórida no meio de um furacão com histórias de monstros marinhos soltos por aí. Scully não está facilmente convencida e depois de verificarem uma casa onde o monstro supostamente matou uma família, ela implora a Mulder para pegarem o vôo de volta antes que o furacão venha com toda a força. Mas o furacão chega, fechando o aeroporto e todas as estradas para fora da cidade.

 

Forçados a se abrigarem em um prédio de apartamentos próximo, eles encontram um delegado que foi atacado pelo que Scully diz ser um parasita vindo da água. Mulder, supondo que a coisa que atacou o delegado esteja no encanamento, decide checar o resto do prédio pelos habitantes. Ele encontra um saqueador, um casal - Walter e sua esposa grávida, Angela, e um vizinho militar, George Vincent.

 

Acotovelando-se em um escuro apartamento juntos, o grupo assiste enquanto o delegado vai se aproximando da morte. Eles o colocam em uma banheira com gelo, esperando que isso combata sua crescente temperatura. Mas quando o grupo não está olhando, o saqueador rouba o anel do delegado e, sem querer, derruba uma caixa de sal de Epsom na água da banheira. Minutos depois, a grávida Angela usa o banheiro, e grita quando diz que viu a criatura com braços gigantes como tentáculos. Quando Mulder entra no banheiro, ele nota que o corpo do delegado sumiu, aparentemente derretido na banheira. Mulder teoriza que o monstro não vive na água, mas é a água, tomando forma apenas quando ataca.

 

Para evitar futuros ataques, Mulder decide que é hora de colocar todos em outro prédio. Ele vai até a garagem e descobre que o saqueador levou embora o carro-patrulha do delegado e escapou, deixando o grupo em mais dificuldades. De volta ao apartamento, Mulder é atacado por um tentáculo espiralado que desce do teto e se enrola em volta do pescoço dele.

 

Conseguindo se livrar do monstro, Mulder tenta retornar ao apartamento, mas Vincent não o deixa entrar. Enquanto ele tenta sobreviver do lado de fora no corredor, Angela entra em trabalho de parto e Scully precisa ajudá-la a dar à luz. Enquanto ela ajuda a mulher, Scully deduz que água pura mata o organismo e pede que Walter atire nos sprinklers. Ao mesmo tempo, Mulder tem a mesma percepção ao ver um gato parado na chuva do lado de fora, em vez de se abrigar dentro do prédio.

 

A tempestade passa, e Mulder e Scully vão visitar Dales, que deixa Mulder enrubescido ao dizer que Scully salvou sua vida.