6x18: "MILAGRO"


Ao se caminhar ao apartamento de Mulder para discutir um caso de assassinato, Scully se encontra com Phillip Padgett, o novo vizinho de porta de Mulder. Padgett é um homem peculiar - um escritor que vive em sua própria mente; ele faz Scully sentir um arrepio.

 

Os agentes discutem o caso e Mulder expressa sua teoria de que o assassinato é resultado de uma cirurgia psíquica - o coração da vítima foi removido sem nenhuma incisão, sem impressões digitais, nem nenhuma evidência forênsica de qualquer tipo deixada como pista. Scully prefere ficar na dúvida.

 

Quando um assassinato similar ocorre em Lover's Lane, Mulder entra em contato com Scully, que está no escritório de Mulder onde ela acha um broche que caiu de dentro de um envelope deixado na porta do escritório. É um "milagro" - um amuleto de sorte, com a imagem de um coração em chamas gravada nele. Scully sente que pode ter vindo do assassino e começa a fazer algumas pesquisas.

 

Numa igreja próxima, Scully está estudando uma pintura de Cristo com um coração em chamas em suas mãos, quando ela é abordada pelo vizinho de Mulder, Padgett. Ele diz à Scully que ele mandou o milagro para ela, que ele vem a estudando para ser uma personagem em seu romance, e que ele ficou apaixonado por ela.

 

Scully está intrigada e inquieta por Padgett, e mesmo assim faz uma visita ao seu apartamento enquanto se dirigia ao de Mulder. Ele parece estar alcançando por baixo da pele dela, quando Mulder aparece de sopetão, com a arma na mão, para prender Padgett. Parece que os crimes que eles estavam investigando coincidem com anúncios pessoais publicados em um jornal local; Padgett usava os anúncios para encontrar suas vítimas. Ele também escreveu sobre cada crime, em detalhes, no seu romance.

 

Mas outro assassinato acontece enquanto Padgett está preso. Mulder acredita ainda mais que Padgett fisicamente se comunique com um parceiro nos crimes, o dr. Ken Naciamento - um notável cirurgião psíquico brasileiro, e que, de alguma forma, Padgett fez com que Naciamento cometesse os crimes. Mulder sente que a única maneira para poder capturar Padgett é soltando-o.

 

De volta ao seu apartamento, Padgett é visitado por Naciamento. Entretanto, Mulder e Scully, que instalaram um equipamento de vigilância no apartamento de Padgett, não vêem Naciamento na tela. Será que ele é só fantasia da imaginação de Padgett? Naciamento convence Padgett de que Scully deve ser eliminada. Padgett rapidamente termina seu romance, e vai até o incinerador do porão para queimar as páginas. Mulder o segue até lá e está quase prendendo Padgett quando ele ouve um grito vindo de cima. É Scully, que está sendo atacada por Naciamento. Mulder corre para ajudá-la, e encontra Scully coberta de sangue, mas viva. Padgett, por outro lado, aparece deitado aos pés do incinerador, com seu coração removido e pulsando em sua própria mão.