6x20: "THE UNNATURAL" (O ANTI-NATURAL)


Roswell, Novo México: a data é 2 de julho de 1947. Em uma noite, durante uma partida de beisebol, o atirador do time oposto está tendo problemas em acertar a jogada, sempre arremessando a bola em um cactus. Então entra para o lugar do rebatedor Josh Exley, um jovem negro aparentemente promissor na carreira do beisebol. Após uma perfeita corrida de base, ele completa 61 pontos e comemora com os companheiros, mas percebe que vários homens vestidos de lençóis brancos estão esperando; são membros da Ku Klux Klan, e estão armados. Um dos membros da KKK diz a Exley que só querem brancos no time da liga principal. Então o ameaçam mas o time de beisebol enfrenta os homens da KKK, e um deles, após receber uma bolada, cai inconsciente; um dos jogadores se aproxima do homem caído e tira a sua máscara; é um alienígena.

 

Em uma bela tarde de sábado, Mulder e Scully estão no escritório; ele está olhando alguns jornais e livros velhos à procura de reportagens sobre OVNIs, e um artigo onde Arthur Dales é mencionado trabalhando em um caso em Roswell, Novo México. O caso estava ligado ao beisebol; Scully nunca se interessou pelo esporte e acusa Mulder de estar atrás dele não pelo trabalho mas sim pelo fato de se tratar de beisebol. Mulder vai até a casa de Dales e lá encontra um homem, que diz que também é um ex-agente da lei, como o seu irmão Arthur Dales e que não é só semelhante no nome que foi dado por uma falta de criatividade de seus pais. Mulder conta que a foto no jornal mostra uma pessoa que talvez ele conheça (este seria o Caçador de Alienígenas). Dales convida Mulder para entrar e começa a fazer perguntas filosóficas e a discutir como uma paixão pode mudar um homem... Ele também diz que o seu irmão fala muito sobre Mulder e de sua vontade de descobrir a verdade. Ele então começa a contar uma história.

 

A data é 29 de junho de 1947; Dales é um oficial de polícia e foi designado para proteger uma estrela do beisebol, Josh Exley, que é negro e está sofrendo ameaças racistas por parte de torcedores que querem somente brancos no time. Exley joga para um time chamado "The Roswell Grays" (ou "Os Cinzas de Roswell"). Para garantir a segurança do jogador, Dales acaba viajando no ônibus do time; durante a noite, enquanto atravessavam uma tempestade de raios, Dales vê o reflexo de Exley na janela do ônibus, e ele parece ser a imagem de um alienígena da raça dos cinzas. No seguinte, durante um jogo, Exley é acertado na cabeça por uma bola; caído no chão, começa resmungar coisas em um idioma diferente e reivindica ser de Macon, Georgia. Dales encontra uma espécie de ácido verde em uma luva que estava servindo de apoio para a cabeça de Exley naquela hora e manda analisar. Dales entra em contato com a policia de Macon em busca de informações sobre o nome "Josh Exley"; os policiais alegam que, nos registros, ele foi dado como desaparecido durante seis anos e misteriosamente Exley chegou em Roswell. O oficial de polícia de Macon é, na verdade, o Caçador de Alienígenas e está discutindo o assunto com Dales. Exley diz a Dales que nunca esteve em Macon, mas Dales percebe que, na verdade, Exley está escondendo algum tipo de segredo.

 

Naquela noite, Dales vê um alienígena cinza no quarto de Exley; ele então entra no quarto do jogador e ao ver o ser de bermuda e camiseta regata usando um boné do time e segurando um taco de beisebol, Dales desmaia, mas o alienígena o acorda e diz que ele é Exley, e que aquela seria a sua verdadeira forma; Exley se transforma em uma linda mulher para provar quem ele realmente é. No dia seguinte eles continuam a conversar sobre o assunto; Exley diz que as pessoas com as quais convivia não lhe davam o direito de privacidade e não permitem se misturar; mas quando ele descobriu o beisebol, apaixonou-se imediatamente. O caçador de alienígenas chega em Roswell; ele está a procura de Exley. Dales liga para o técnico forense em busca de explicações sobre a luva, e ele responde que nunca viu tal substância quiímica, e que acionou o FBI e outros órgãos do governo. Transformado na forma de Exley, o caçador vai até o laboratório da polícia e mata o técnico forense que estava fazendo os testes com o ácido na luva. Dales encontra Exley e diz que uma testemunha afirma tê-lo visto matar o homem. Exley tem uma amigável conversa com Dales que pede para que ele saia da cidade. Sabendo que ele é inocente, Exley diz que falou "com sua família" e eles querem que ele volte para casa. Ele parte, supostamente de volta para casa. Depois disso alguns "homens de preto" aparecem para interrogar Dales.

 

À noite, durante uma partida, Exley reaparece; na verdade ele não foi embora; ele voltou ao beisebol para atuar naquele jogo. Após uma perfeita corrida de base, ele completa 61 pontos e comemora com os companheiros, mas percebe que vários homens vestidos de lençóis brancos estão esperando, são membros da Ku Klux Klan, e estão armados. Um dos membros da KKK diz a Exley que só querem brancos no time da liga principal. Então o ameaçam mas o time de beisebol enfrenta os homens da KKK, e um deles, após receber uma bolada, cai inconsciente. Um dos jogadores se aproxima do homem caído e tira a sua máscara; é um alienígena. Todos fogem assustados, mas Exley fica e confronta o alien que logo se transforma no caçador de alienígenas, que acorda rapidamente. O caçador diz que advertiu Exley sobre ele ter traído o projeto e ordena que mostre a sua verdadeira face para que possa morrer com honra. Exley não obedece, e então o Caçador toma a sua verdadeira face, e saca o estilete (usado para eliminar os alienígenas). Dales chega de carro, mas o encontra caído, agonizando. O caçador de alienígenas consegue escapar a cavalo e Dales fica perto de Exley que está morrendo, mas consegue dizer a Dales que o seu sangue é como ácido e tóxico, mas, antes de morrer, ele percebe que na verdade ele tem sangue vermelho. A cena agora é no tempo presente no apartamento de Dales; a câmera se aproxima através do ângulo de cima e, de fundo, a música: "Come and go with me to that land"... e como Dales havia sugerido a Mulder, Exley amou tanto o jogo de beisebol que se transformou em um humano, mas Mulder não pode entender até que ponto aquela história podia ser metafórica.

 

Come and go with me to that land
Come and go with me to that land
Come and go with me to that land
Where I'm bound

I got a brother in that land
I got a brother in that land
I got a brother in that land
Where I'm bound

 

Já é tarde da noite, e Scully está chegando em um campo de beisebol. Há uma pessoa sozinha lá: é Mulder que está jogando beisebol, rebatendo as bolas que são lançadas por uma máquina. Scully diz que foi chamada tarde da noite por um "Fox Mantle", alegando ter um presente de aniversário. Mulder mostra a Scully como usar um bastão, abraçando-a e posicionando-se junto a ela como se fosse dar uma tacada. Ele ensina a ela como usar os quadris no momento de rebater a bola. Ele brinca sobre ela deixar para trás uma promissora carreira na medicina para caçar alienígenas ao lado de um parceiro biruta e revelar uma conspiração global, mas Scully diz: "cala a boca, Mulder. Eu estou jogando beisebol", com um grande sorriso em seu rosto. O episódio se encerra com a câmera sob a imensidão do céu à noite e consumindo as bolas arremessadas por eles...