8x02: "WITHOUT" (POR FORA)


Enquanto um OVNI aterrissa no deserto, ouvimos a narração de Scully, falando sobre como vivemos numa escuridão feita por nós mesmo -- e que não sabemos quem são esses alienígenas e se eles sabem dos nossos segredos, por que nós não podemos saber os deles? O OVNI desaparece.

 

O episódio continua o anterior com a cena entre Mulder e Doggett no penhasco. Doggett ordena Mulder a soltar Gibson e ele o faz. Gibson foge, e então Doggett caminha na direção de Mulder, e Mulder pula do penhasco. Ao cair no chão, quase instantaneamente, ele abre os olhos.

 

Scully e Skinner chegam mas Doggett não sabe para onde Mulder foi -- ele saiu caminhando após a queda, e sumiu, e as pegadas deixadas são a prova disso. Doggett não sabe no que acreditar, e diz que os policiais vêem coisas assustadoras algumas vezes. Scully diz que aquele homem poderia ser parecido com Mulder, mas na verdade era o Caçador de Recompensas Alienígena que veio em busca de Gibson Praise porque o DNA de Gibson é uma evidência de vida extraterrestre -- ele é parte alienígena. Scully acredita que a nave alienígena esteja por ali; era para onde o Caçador de Recompensas estava indo, e onde Mulder está. Doggett diz a ela que ela está começando a falar como Mulder.

 

Doggett volta até a escola. Gibson não foi encontrado e então eles começam a procurar mais pela escola. O Caçador de Recompensas Alienígena ainda está lá dentro, mas ele tem a forma de Mulder. Ele se transforma no diretor da escola e conversa com Doggett. Scully acha que Gibson se foi. Ela e Skinner vêem uma menina, que trocou olhares com Gibson no último episódio, pegar uma bicicleta e sair. Scully vai atrás dela.

 

Quando Scully encontra a bicicleta abandonada, ela vê uma porta escondida pela areia no chão. Gibson e a menina estão lá dentro. Gibson diz a Scully que ela não deveria estar lá mas Scully tinha prometido protegê-lo -- a única razão por que os alienígenas o querem é porque ele é especial. A menina é a única pessoa a qual Gibson contou a história. Gibson quebrou a perna enquanto fugia. Scully dá um jeito na perna dele mas sai para encontrar um carro para levá-lo dali.

 

Kersh liga para Doggett e Doggett diz a ele que viu Mulder mas não conseguiu mantê-lo lá. Kersh não sabe como Doggett pôde encontrar Mulder e perdê-lo.

 

Doggett conversa com Skinner. Skinner conta a Doggett a verdade sobre a situação: que Doggett tem uma ótima reputação e um dia poderia se tornar um diretor do FBI. Essa é a razão pela qual Kersh preparou tudo para que ele falhasse. A única maneira de encontrar Mulder é ouvir o que Scully diz e encontrar a verdade... mas mesmo assim ele falharia, porque se houver alguma menção sobre alienígenas no relatório, Doggett perderá seu emprego.

 

Na escola, o Caçador de Recompensas Alienígena se transforma em Scully, mas a verdadeira Scully vai até Skinner e Doggett e eles ficam surpresos ao vê-la pessoalmente no mesmo momento em que um outro agente fala pelo rádio que ela acabou de entrar no prédio. O Caçador de Recompensas ataca o agente. A verdadeira Scully, Doggett, e Skinner procuram pelo Caçador de Recompensas mas ele os engana. Doggett não tem como negar que viu duas Scullys. Eles agora estão numa sala com outras pessoas, e Scully sabe que o Caçador de Recompensas é uma delas. A menina sabe quem ele é, mas vai embora e não diz a ninguém.

 

Enquanto isso, Gibson dorme no esconderijo subterrâneo, e tem uma visão de Mulder, ainda dentro da espaçonave.


Uma ambulância chega ao local para levar o agente ferido. Scully quer entrar escondida num carro para levar Gibson mas Skinner a impede. Eles apontam suas armas um para o outro por suspeitarem que o outro seja o Caçador de Recompensas. Skinner abaixa sua arma primeiro e diz que sabe que Scully está grávida, então eles podem confiar um no outro. Scully diz a Skinner que ela fará qualquer coisa para encontrar Mulder. Ela diz que sabe onde Gibson está, e Skinner a segue.

 

O Caçador de Recompensas -- aparentemente transformado na menina surda -- assiste a conversa entre os dois. Quando eles chegar ao local secreto de Gibson, ele não está mais lá. Eles o encontram não muito longe dali, e ele diz que pode ouvir Mulder, em algum lugar perto dali. Skinner leva Gibson até o carro, mas Scully fica para trás.

 

Skinner leva Gibson a um hospital. Mais tarde, Gibson acorda em seu quarto, com Skinner tomando conta dele. A menina surda -- o Caçador de Recompensas Alienígena -- entra no quarto e fecha a porta.

 

Enquanto isso, Scully caminha pelo deserto, chamando por Mulder. Ela vê as luzes de um OVNI à distância e elas a iluminam... mas não é um OVNI, é um helicóptero. Quando ele pousa, Doggett sai e Scully o acusa de segui-la, mas ele se defende dizendo que ela está onde a ação está. Ele fica sabendo que Skinner levou Gibson ao hospital, e os homens de Doggett seguem para lá. Scully acha que o Caçador de Recompensas pode ter se infiltrado entre os homens de Doggett. Eles voam juntos no helicóptero até o hospital. O que eles não vêem é um OVNI perto dali, coberto, escondido... com Mulder lá dentro, gritando por Scully.

 

Chegando no hospital, Doggett está pronto para questionar sua própria segurança. Doggett e Scully vão até o quarto de Gibson, mas Gibson sumiu. Scully começa a procurá-lo mas Doggett, ainda no quarto, percebe que a única forma dele ter passado pela segurança é saindo pelo teto do quarto.

 

Sobre o teto, Skinner é encontrado inconsciente. Enquanto isso, no final do corredor, o Caçador de Recompensas posa como Skinner e conversa com Scully. Scully fica desconfiada mais uma vez, e o Caçador de Recompensas a ataca. Ela atira nele, ele cai aparentemente morto, e um líquido verde sai de dentro dele. Seu corpo se dissolve. Doggett entra e vê Scully chorando, enquanto Gibson assiste a cena.

 

De volta ao FBI, Kersh examina fotos dos ferimentos de Skinner e do líquido verde alienígena. Ele acredita que compostos químicos perigosos fizeram o corpo se dissolver. Kersh estuda o relatório de Doggett e Doggett diz que o relatório parece ser um Arquivo X. Ele diz que era isso que Kersh pretendia quando designou Doggett para o caso. Kersh nega, dizendo que ele designou Doggett para lhe dar respostas e Doggett não deveria voltar até ele até que tivesse respostas.

 

Doggett visita Scully em seu quarto. Ela não acha que ele acredite nela mas ele passa a ela informações sobre o caso. Gibson agora tem o governo como tutor e Doggett pediu proteção especial a ele. Doggett diz a ela que ele agora deve mantê-la informada... ele agora está designado para a seção dos Arquivos X. Scully fica surpresa, mas Doggett promete que vai encontrar Mulder, independentemente das diferenças entre eles.

 

Quando a conversa termina, Mulder aparece ainda dentro da área médica da espaçonave alienígena, todo amarrado, e cercado de Caçadores de Recompensas na escuridão.