8x14: "THIS IS NOT HAPPENING" (ISTO NÃO ESTÁ ACONTECENDO)


Perto de Helena, Montana, um OVNI ronda uma área rural deserta. Um jovem rapaz está num carro perseguindo, tirando fotos com uma mão e segurando um gravador na outra enquanto dirige. Ele é Richie, que encontrou com Mulder e Scully em Bellefleur, no estado de Oregon, no episódio "Requiem". O OVNI fica imóvel e Richie pára seu carro e sai. Ele corre para o topo de uma montanha, dizendo "Isto não está acontecendo" para si mesmo, e descobre que o OVNI desapareceu, mas ele vê alguém andando por ali. Correndo atrás do homem, Richie acaba encontrando um corpo no chão.

 

Scully chega no escritório dos Arquivos X -- Doggett chamou por ela e eles vão até a sala de Skinner. Teresa Nemmen foi encontrada. Ela foi abduzida um pouco antes de Mulder e agora está num hospital em Montana, correndo risco de vida. Scully, Doggett e Skinner voam até Helena e correm até o hospital. O médico diz que ela foi bastante maltratada -- como se alguém estivesse fazendo experiências com ela. Além dos inúmeros ferimentos, há marcas em seu rosto que indicam que a pele foi espetada e esticada. A polícia entrega um relatório para Doggett, e logo depois os três agentes vão ver Richie. Ele está em Montana procurando pelo seu amigo, Gary, que também foi abduzido. Ele soube em salas de bate-papo na Internet que houve muita atividade ufológica ali perto nas últimas semanas. Ele diz que viu alguém com Teresa e a polícia também encontra pegadas -- de tênis Nike. Doggett pressiona Richie, perguntando a ele se ele acha que os alienígenas usam Nike. Richie responde que se não fosse um alienígena, e a nave dele? Doggett fica decepcionado. Scully vê isso como o primeiro fato notável na busca por Mulder. Doggett diz a Scully que ele acha que ela também tem medo de encontrar Mulder, por causa do que pode ter acontecido a ele.

 

Scully acorda de um pesadelo com Mulder sofrendo experiências. Ela vai até a sala de Skinner e eles conversam fora do motel. Scully relata uma conversa que ela teve com Mulder sobre a luz das estrelas e sobre como a luz que vemos pode ter milhões de anos de idade. Mulder achava que as almas se comunicavam pela luz das estrelas e ela espera que ele esteja certo. Skinner diz que parece que ela está tentando se preparar, mas a encoraja para parar -- Mulder deve estar bem. Jeremiah Smith, visto pela primeira vez no episódio "Talitha Cumi", entra no hospital e se transforma na aparência do médico de Teresa. Ele diz à enfermeira para preparar Teresa para ser transferida para outra unidade. Ele está usando tênis Nike. O telefone de Scully a acorda com a notícia de que Teresa se foi e o médico nega ter autorizado sua transferência.

 

Skinner e Scully se dirigem para o local onde Teresa foi encontrada. Doggett os chamou para encontrar com ele lá. Ele apresenta Monica, uma agente do FBI vinda do escritório de New Orleans que é especializada em crimes ritualísticos. Doggett pediu que ela os ajudasse nesse caso. Ela suspeita que as abduções possam fazer parte de um culto ufológico, uma opinião que faz Scully se expressar da maneira errada. Doggett entende e diz a Scully que se ela vier com a idéia de que há um caçador de recompensas alienígena envolvido, eles vão ter que se separar. Scully não faz objeção alguma.

 

Um homem depois identificado como Absalam entra em uma construção rural rústica. Jeremiah está ali com Teresa. Ele está usando seu poder de cura alienígena nos ferimentos dela. Eles quase chegaram tarde demais, ele observa. Scully encontra Monica no hospital, olhando os exames de raio-x de Teresa. Ela diz que está procurando por evidências de implantes. Scully não consegue entender. Monica diz que ainda acredita que é tudo trabalho de um culto, mas ela não descarta a possibilidade de ter sido mesmo abduções por alienígenas, e implantes são encontrados durante esses casos. Ela trabalhou em vários casos de crimes ritualísticos satânicos, mas em nenhum deles encontrou evidência de Satã (Scully tenta interrompê-la dizendo "Devemos conversar"). Monica acredita que há energias no universo que ela pode sentir. Ela diz que pode sentir o medo de Scully. Mais tarde, Monica está se dirigindo por uma estrada na área rural, vê um OVNI e começa a segui-lo. Ele deixou outra pessoa para trás. Jeremiah e Absalam estão carregando o corpo para uma pickup quando Monica aparece perto dali, e diz aos homens que ela é uma agente federal. Os dois homens conseguem fugir antes que ela consiga detê-los. Na grama Monica encontra um segundo corpo -- é o amigo de Richie, Gary.

 

Scully faz uma autópsia em Gary. Ele tem todos os tipos de ferimentos que Teresa tinha. Scully agora teme ainda mais por Mulder. Doggett e Monica conversam no corredor. Quando eles trabalharam antes juntos, ela ajudou numa busca de três dias pelo filho de Doggett. Ela entende que é por isso que Doggett está tão determinado a encontrar Mulder. Monica reconhece Absalam no campo. Ele foi um membro de um culto apocalíptico que acreditava que uma invasão alienígena iniciaria o novo milênio. Quando isso não aconteceu, ele se envolveu em fraudes de cartão de crédito, e outras atividades. Monica também viu o número da licença da pickup e conseguiu rastrear até um local a uma hora de distância dali. Os comparsas de Absalam estão comendo juntos num campo. Jeremiah chega e diz "eles estão chegando" e "vocês não podem deixá-los encontrá-lo". O grupo logo é surpreendido pela força da lei, incluindo Scully, Doggett, Skinner e Monica. Há dúzias de pessoas lá, muitas dormindo em locais rústicos. Em um deles, Scully encontra Teresa, viva e saudável. Eles questionam Absalam, que se mostra evasivo. Ele agora acha que a invasão alienígena realmente iniciou o novo milênio, mas não da maneira que ele esperava. Há câmeras de vídeo por todo o lugar, e ele diz que é para dar a impressão de segurança aos abduzidos -- dessa maneira eles podem ver se os alienígenas irão voltar para pegá-los. Scully mostra a ele uma foto de Mulder, mas Absalam balança a cabeça: não.

 

Monica revê as fitas e mostra algumas cenas aos outros. Em uma delas, Scully reconhece Jeremiah, que ela se lembra de Mulder dizer que ele tinha um poder de curar as pessoas. Em uma das cenas, eles vêem o homem se transformar em Doggett, apesar de Doggett nunca ter estado naquela construção. Os agentes voltam ao local, onde tropas de contenção ainda estão no controle. Scully pergunta por Jeremiah. Pegando um suspeito qualquer na multidão, ela o interroga separadamente. Ele se transforma e é realmente Jeremiah. Ele diz que salva abduzidos e que ele estava tentando ajudar Mulder também. Skinner entra. "É melhor você vir conosco", ele diz. Eles encontraram Mulder, enrolado em um cobertor, num local próximo à construção.

 

Scully se apressa, aflita para ajudá-lo, mas Doggett a segura, dizendo que é tarde demais. Sabendo que Jeremiah tem o poder de cura, ela se vira e corre para o lado escuro da construção, mas encontra um OVNI parado em cima da parte principal, com uma luz saindo da parte de baixo. Ela entra na construção, que está tremendo; ainda há muitos abduzidos lá dentro. Quando a luz se vai, Scully descobre que Jeremiah se foi. Ela cai de joelhos, chorando, e murmurando: "Isto não está acontecendo".