8x20: "ESSENCE" (ESSÊNCIA - PARTE 1)


O episódio começa com Mulder narrando sobre o "milagre da vida" - ou sobre o modo de classificar as coisas desapropriadas pela ciência. Como seria esta criança que está para nascer? Seria um milagre ou um produto da tecnologia?

 

A mãe de Scully, Maggie, está ajudando no chá de bebê no apartamento da filha. Maggie contratou uma babá para ajudar Scully - seu nome é Lizzy Gill e ela acaba de chegar no apartamento. Enquanto estavam ocupadas no chá de bebê, Lizzy troca as pílulas do frasco de remédio de Scully. Na Zeus Genetics, o dr. Levy está trabalhando tarde, quando Billy chega. Ele foi até lá para verificar se o trabalho de Levy estava correndo sem problemas. Mas como agora ele está terminado, Billy mata o dr.Levy; ele joga produtos químicos sobre o corpo e põe fogo. Doggett está limpando sua arma num sábado de manhã quando Mulder bate na sua porta. O prédio da Zeus Genetics foi incendiado e Mulder quer acompanhar as investigações, pois era neste lugar que Scully achava estarem criando bebês alienígenas.

 

Os dois visitam o laboratório de evidências do FBI, onde está sendo feita uma pesquisa nos pertences dos laboratórios da Zeus. Um amigo de Doggett, Gene, não gosta de saber que foi Mulder que iniciou as buscas. Todos da equipe da Zeus eram suspeitos, exceto o dr. Levy. O co-fundador da Zeus Genetics era o dr. Parenti, que foi o obstetra de Scully durante o estágio inicial de sua gravidez. Mulder e Doggett interrogam Parenti. Ele obteve acesso ao escritório, mas achava que ninguém estava lá. Parenti, na verdade, estava lá, prestando consulta a uma paciente. No escritório de Parenti, Doggett encontra vários recipientes de vidro contendo fetos preservados. Parenti diz que aqueles eram bebês que nasceram defeituosos. Scully toma sua pílulas enquanto Lizzy vai embora. Do lado de fora, Lizzy se encontra com Duffy Haskel (que apareceu no episódio 'Per Manum'). Ela conta à ele que Scully acredita nela e Haskel diz: "Ótimo, estamos quase chegando ao fim."

 

O dr. Parenti está arrumando suas coisas em seu escritório quando Billy entra. Quando Mulder e Doggett chegam ao seu escritório para fazer mais perguntas, eles encontram a cabeça do dr. Parenti dentro de um dos recipientes de vidro. Mulder encontra Billy no escritório, que arremessa Mulder contra uma parede de vidro. Doggett atira no peito de Billy, mas isso parece não afetá-lo. Doggett entra no escritório ao lado, mas quando ele volta, percebe que Billy desapareceu. Doggett e Mulder vão até o apartamento de Scully, onde ela cuida de um corte na sobrancelha de Mulder. Mulder acha que Billy é um clone alienígena. Doggett reage dizendo que Billy tinha sangue vermelho quando recebeu seu tiro, e os Arquivos X mostram que os alienígenas tem sangue verde. Mulder especula que Billy é algo diferente de tudo isso. Lizzy chega enquanto eles conversavam, e da outra sala ela telefona para Haskell. Ela está preocupada, pois os agentes estão fazendo as perguntas certas. Enquanto conversava no telefone, Haskell é atacado por Billy.

 

Doggett chega na cena do crime, onde a cabeça de Haskell foi encontrada, longe de seu corpo. Skinner e Mulder estão lá também. Skinner diz que o prédio era uma fachada para atividades médicas ilegais, cujo propósito era de clonar seres humanos, e registros de exames pré-natal indicam que Lev e Parenti estavam monitorando a gravidez de Scully. Skinner pergunta a Mulder sobre a paternidade do bebê de Scully. Mulder diz que não tem idéia, mas Skinner o pressiona, dizendo que precisa saber. Mulder telefona para Scully, que sai do banho para atender. Ela pega Lizzy em flagrante trocando de novo suas pílulas. Scully é levada para o hospital, mas está tudo bem. As pílulas trocadas eram apenas suplementos alimentares. Skinner, Mulder e Doggett se reúnem no escritório de Skinner para interrogar Lizzy. Ela diz que é uma cientista e que durante dez anos vem trabalhando num projeto secreto envolvendo clonagem humana. O financiamento vinha do governo, de homens que agora estão todos mortos. Eles haviam obtido sucesso com um clone que combinava DNA humano com alienígena. Os bebês sobreviviam apenas poucos dias, depois forneciam subsídios para outro trabalho, da qual Lizzy afirma não ter conhecimento. Lizzy diz que o bebê de Scully era muito especial - uma criança humana perfeita, imune à tudo. Mulder sai irritado. O amigo de Doggett, Gene, conta a Doggett que Billy o contatou do escritório do dr. Parenti. Doggett vai com uma equipe da SWAT até o escritório do dr. Parenti, mas Billy não está lá.

 

Mulder vai até o apartamento de Scully e diz a ela para fazer suas malas, pois ela está em perigo. Ele está fazendo tudo o que pode para proteger seu bebê, e diz que tem que saírem dali rapidamente. Doggett telefona dizendo que Billy não estava onde disseram que estava. As luzes do apartamento de Scully se apagam, e Mulder e Scully correm. Quando eles descem para o estacionamento, Billy aparece no final do corredor. O carro de Scully é bloqueado por dois outros carros. Quando Billy se aproxima, ele é atingido por outro carro, guiado por Krycek. Embora Krycek passe por cima do corpo de Billy, este se recupera rapidamente. Krycek diz que eles não têm muito tempo e, em poucos segundos, Mulder e Scully decidem ir com Krycek. Todos eles se reúnem no escritório de Skinner. Krycek diz que há outros parecidos com Billy e que são impossíveis de serem detidos. Eles estão trabalhando para impedir a volta dos alienígenas ao planeta. Mas por que estão interessados no bebê da Scully? Eles temem que isso possa ser maior do que eles. Krycek pediu a Skinner para matar o bebê da Scully (visto no episódio 'DeadAlive') porque ele queria destruir a verdade. Mulder chega à conclusão de que a verdade é que há um poder ainda maior, o de Deus. Krycek diz que Scully não ficará segura em nenhum hospital.

 

Doggett telefona para a agente Monica Reyes, que está no aeroporto. Ela pega um táxi e vai em direção ao prédio do FBI. Doggett espera por ela no estacionamento e telefona para Skinner e Mulder para trazerem Scully, quando ele vê o táxi de Monica chegando. Mas Billy é visto no estacionamento, e Doggett pede para que Skinner e Mulder levem Scully de volta ao elevador. Billy sobe as escadas. Skinner e Mulder deixam Scully com Krycek e saem para deter Billy. Krycek leva ela até a garagem e Reyes sai lentamente do estacionamento com Scully. Gene pára eles na saída do estacionamento. Na cobertura do prédio, Skinner encontra Billy. Mulder corre pra cima de Billy e o empurra do alto do prédio. Billy cai dentro de um caminhão de lixo. Gene desiste de deter Reyes, que foge com Scully. Então no final podemos ver uma saliência na nuca de Gene.

 

Continua no próximo episódio...